segunda-feira, 9 de maio de 2022

9 de maio de 2022

 

9 de maio de 2022



Bom dia.

Manipular o meu arquivo de material jornalístico é muito difícil. Fico com pena de jogar muita coisa fora. Vou acabar jogando tudo fora.




Estudos

LÍNGUA PORTUGUESA

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Ada Magaly Matias Brasileiro. 2016.

(2016, Penso Editora Ltda, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.)


Desde outubro do ano passado eu não continuei a estudar este livro e, portanto, não tenho o que escrever.




DICIONÁRIO DE POLÍTICA – Norberto Bobbio, Nicola Matteucci, Gianfranco Pasquino e Dezenas de Amigos.

Tradução de Carmen C. Varriale, Gaetano Lo Mônaco, João Ferreira, Luís Guerreiro Pinto Cacais e Renzo Dini.

A coordenação da tradução ficou a cargo de João Ferreira. E a revisão geral foi trabalho de João Ferreira e de Luís Guerreiro Pinto Cacais.

Editora Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, 13o. Edição, 5o. Reimpressão, 2016.


Aqui é ainda mais constrangedor: li muito pouco e nem acabei o primeiro verbete.




Lúcio Flávio Pinto, o maior jornalista do Brasil

https://lucioflaviopinto.wordpress.com/

https://lucioflaviopinto.wordpress.com/2022/05/09/pra-valer/


E eu? O que faço? Este blog é a minha versão? É isso que eu faço com que eu aprendi com exemplo e textos? Bom, continuemos.




Jornal Estado de Minas

https://www.em.com.br/


O roubo à joalheria no Dia das Mães continua sendo o destaque. Lula em Minas Gerais. E o último destaque: o disco “Clube da Esquina” foi escolhido como o melhor álbum de todos os tempos.

Agora os meus destaques: um casal consegue na justiça a autorização para a interrupção terapêutica da gravidez e um mineirim foi sorteado e vai para o espaço (Capitalismo é rápido, tem um monte de empresa fazendo agora esse serviço de mandar pessoal ao espaço. Parece que foi outro dia que a gente acompanhou a viagem do Jeff Bezos.).

Na Bolívia e no Paquistão mulheres artistas desafiam as suas famílias e o mundo: Eva B é rapper e em seus versos conhecemos um pouco da juventude paquistanesa querendo desabrochar; a paquistanesa Alwa também é rapper, mas gosta que nas suas músicas ouçamos muitos instrumentos bolivianos para também conhecermos outra juventude também querendo desabrochar.

Um filme e um livro irmão: “Em busca das telas amigáveis” e “Como educar as crianças no mundo das telas?”. É o Igor Amim querendo saber como é a corrente que nos prende às telas dos computadores e celulares. Correntes curtas ou longas? Correntes ainda fracas ou já fortes demais?




NORDESTE

CEARÁ

https://www.ceara.gov.br/ Site do Governo do Estado do Ceará (“Trabalho que dá resultado”; gosto de registrar os slogans.)


Isso é bonito: a polícia conseguindo achar mais de 200 pessoas desaparecidas. As famílias agradecem. Já pensei muito em estudar esse assunto: pessoas que desaparecem. Mas é apenas mais um projeto que crio e abandono.

O site é bem-feito. Não posso ficar muito tempo aqui.


Diário do Nordeste

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/


Tem mais dois sites e eu quero terminar hoje esse trem. Então não posso ficar aqui muito tempo.

Estradas. Estradas ruins são um problema para os cearenses. Uai, a principal estrada para Rio Acima está quase com a metade destruída por um buraco. Desabou mesmo. Chuva forte todo ano e ela não teve manutenção.

Mas onde eu tava?

Uma idosa morreu porque o teto do hospital desabou. Polícia continua investigando uma chacina em Juazeiro do Norte (residência familiar invadida, cinco pessoas mortas). Poesia sem parar: é numa segunda-feira, o nome é “Forró do Biriba” e é na Vila Manoel Sátiro: os velhinhos vão todos lá dançar e namorar! Fabuloso!




Uai, o site sobre direitos humanos da USP saiu do ar? Desagradável, mas vou usar isso como desculpa para ir para outro site da lista e terminar mais cedo.

Ah, sim: acredito nos direitos humanos.

ALMA PRETA -

Pausa.

Pausa.

Desculpa, mas sem música a vida seria um erro.

Acabei de descobrir “Brother Louie” do Modern Talking.

Desculpem a interrupção.

Ah, Kaoma e sua “Lambada”. Cara, eu lembro quando essa música foi lançada!

Desculpem, desculpem. Aldrin, se recomponha.

Onde eu estava?

ALMA PRETA – Jornalismo Preto e Livre

https://almapreta.com/


Agrotóxicos matando no Brasil. A nossa legislação é ruim e a fiscalização para proteger a legislação que é boa é fraca. O resultado é que morrermos porque comemos veneno.

Pausa.

Desculpa mesmo.

É que eu tenho que dizer: eu posso escutar uma versão remixada de “Don't Let Me Be Misunderstood” na versão do grupo musical Santa Esmeralda por duas horas!

Voltei.

https://almapreta.com/sessao/cultura/selecao-de-filmes-e-livros-para-pensar-uma-educacao-antirracista

De cara me interessei por “A África recontada para crianças”, da Avani Souza Silva. Falou que é para ler sobre cultura popular que pode me chamar que eu vou. Mas tem mais livros e produções audivisuais. Aliás, obrigado Alma Preta por me apresentar o VideoCamp (https://www.videocamp.com/pt). E naturalmente que vou conhecer mais a Alana (https://alana.org.br/ Se luta pelos direitos das crianças, a luta é justa.).


E terminamos por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!