sábado, 28 de maio de 2022

Guerra Civil Espanhola (1936-1939)

Ninguém perguntou ou pediu, mas tinha que ter uma comemoração pois terminei o único livro do George Orwell que eu tinha e nunca havia lido. Apesar de ter comprado ele há um tempão e de ter tido a sorte de encontrar uma edição boa.

A motivação foi um vídeo do canal do Jones Manoel ( https://www.youtube.com/c/JonesManoel ), uma jovem liderança marxista popular no Brasil. Alguns meses depois ele tornou-se pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PCB (Partido Comunista do Brasil, https://pcb.org.br/portal2/ ). Esta pré-candidatura deve ter mudado os planos dele, pois ele gravaria uma série de três vídeos sobre três livros do Orwell. "A Revolução dos Bichos", "1984" e "Lutando na Espanha". Deste três, apenas o último eu não conhecia. Ele só publicou o vídeo sobre o primeiro livro da lista.

Orwell é um dos dez autores que mais amo. Conhecido desde os tempos do colégio, ele me fez ser um esquerdista mais consciente. Hoje, aos 38 anos, sou um liberal; mas por dignidade não posso ficar muito longe da esquerda. Pelo Orwell, pelo Bertrand Russell, pelo Brasil e por uma questão de justiça. Ser um liberal num país pobre e com um conceito de Estado e de cidadania bem complicado. Ser um liberal, mas evitando as armadilhas da postura tecnocrata e seu otimismo-ingenuidade canalha.
Mas onde eu estava? Eu sempre me perco.

Bom, confesso que assisti ao Jones com a superioridade do ciúme: eu amo o Orwell desde aborrecente, ninguém entende dele mais do que eu! (risos) De fato, não concordei com a interpretação do Jones. Pelos ombros do terceiro britânico aqui Bryan Magee: ah, o marxismo, o marxismo... 
Mas onde eu estava?

De George Orwell, LUTANDO NA ESPANHA - Homenagem à Catalunha, Recordando a Guerra Civil Espanhola e Outros Escritos. (Tradução de Ana Helena Souza; edição e notas de Peter Davison; seleção, organização e prefácio de Ronald Polito.), (Editora Globo, São Paulo, SP, 2006). Acho que esta edição deve ser a melhor do mercado. Acho.
Mas onde eu estava?

Em "A Regra do Jogo", de Cláudio Abramo (pai), o livro de jornalismo que mais li na faculdade de jornalismo, fico sabendo o seguinte: o livro mais famoso sobre a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) é o "The Spanish Civil War" do Hugh Thomas. Mas o Claudio Abramo (pai) prefere "La Revolution et la guerre d´Espagne", do Pierre Broué e Émile Temime.
Pausa.
Em outro trecho do livro "A Regra do Jogo", o Cláudio Abramo (pai) vai dizer que gosta mundo do jornalismo do Le Monde. Eu também gosto muito dos franceses, Claudio. Mas este jornal eu nunca li. Mas sei que tem uma versão brasileira.
Onde a gente tava?

No livro do Orwell, ele vai dizer que "de longe o livro mais competente que já apareceu sobre a guerra da Espanha" é o "The Spanish cockpit", do Franz Borkenau.

Então pronto: nenhum desses livros está traduzido para o português e eu não sei inglês. E também provavelmente não vou tomar aquele cafezinho que o George Orwell ia tomar em Huesca, em homenagem àquele sargento anarquista otimista demais e que não conseguiu tomar.
Um beijo para todas as famílias da cidade espanhola de Huesca! E que o cafezinho deles neste domingo esteja um pouquinho mais doce neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!