terça-feira, 8 de novembro de 2022

William James 2 de 36

 

William James 2 de 36


A segunda lição é acreditar no ato de acreditar. Olhar para o próprio umbigo e achar o trem bonito. Ir ao banheiro e se olhar no espelho para amar a alma. Acreditar, acreditar. Acreditar, acreditar. Gostar de si para virar flor e desabrochar.

Que responsabilidade, não é? Melhor continuar a dormir. Não, não.

Mas o que é acreditar, o que é ter fé? Um verbo, uma ação mágica. Sair de um lugar e ir a outro. Então o que fazer? Uma ação. Crescer. Evoluir. Progredir.


Livremente inspirado em William James e a Psicologia da Consciência, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Descobri, ontem, a Sabine Hossenfelder e estou apaixonado. Tem alguma coisa de frágil, alguma coisa de dignamente frágil que me atrai ali nela. Em um mundo tão violento e vulgar, uma professora meio tímida que acredita na importância do que faz… Ela acredita. Ela é poderosa. Eu também quero ser poderoso.


8 de novembro de 2022. Na Rádio Itatiaia, no Jornal da Itatiaia (7 da manhã às 9 da manhã) não houve comentários sobre o que aconteceu ontem no Pará e Santa Catarina entre apoiadores do Bolsonaro e a polícia. O episódio é constrangedor para os veículos de comunicação que defendem o Governo Bolsonaro. Tem uma parte do Jornal da Itatiaia que vai das 6 e meia da manhã às 7 da manhã, mas hoje não ouvi essa parte. Podem ter falado nessa hora. Eu não sei. Acho que podem ter falado bem discretamente.

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

William James 1 de 36

 

William James 1 de 36


Começou da melhor maneira possível: um texto dele dizendo algo que eu já intuía: o humano como balança em busca de equilíbrio. Aceitar, odiar e combater os vícios; lembrando das virtudes correspondentes para que durante a luta e a caminhada a balança não fique desequilibrada. Uma coincidência para unir dois corações. William e eu. O texto, no caso, está em The Letters of William James; organizado pelo seu irmão Henry James (Editora Little Brown, Boston, dois volumes, 1926).



Livremente inspirado em William James e a Psicologia da Consciência, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).


7 de novembro de 2022. Ah, hoje de manhã na Rádio Itatiaia no Jornal da Itatiaia a comentarista de economia observou que “agora as manifestações começam a ter cobertura da imprensa internacional”. Se referindo aos bolsonaristas que protestam ainda nas rodovias e nos quartéis criticando o resultado da votação que deu a vitória a Lula e não a Bolsonaro. Essa mesma comentarista de economia afirmou, depois no Conversa de Redação, ainda no Jornal da Itatiaia, que as manifestações são espontâneas e “não tem líder”. Mais a noite, no Jornal da Band, da Rede Bandeirantes de Televisão, os episódios de manifestantes bolsonaristas agressivos (Pará e Santa Catarina) não teve destaque e sequer um comentário moralista-básico por parte de um dos âncoras do jornal televisivo. A notícia dos dois episódios chocantes foi dada rapidamente rapidamente.

domingo, 30 de outubro de 2022

30 de outubro de 2022

 

30 de outubro de 2022


The Imps - “Uh, oh”. (Música de abertura do programa)

Badi Assad - “Cheguei meu povo”.

Caroline Polachek - “Sunset” (A música tinha sido lançada na mesma semana. É a primeira vez que meu programa era assim tão “atual”. Rs rs )

Banda Eva - “Eva” (Essa música tem um trem de ficção científica muito inesperado para mim, que não esperava isso de uma música tão popular e de festa. Mas é preconceito de minha parte, óbvio. É bom quando a gente queima a língua desse jeito. Uma pesquisa rápida pela internet descubro que a canção foi composta por Giancarlo Bigazzi e Umberto Tozzi.)

Lulu - “To Sir. with Love”. (Eu queria ter o charme do Sidney Poitier.)

Chico Buarque - “Valsinha”.

Rita Lee - “Coisas da Vida”.

Edward Elgar - “"Pompa em Circunstância," Op. 39: Marcha, No. 1 in D (em Ré)”.

Gary Numan - “Cars” (É a música de encerramento de meu programa. Eu nunca quis dirigir carro, tenho medo e acho que eu não seria responsável o suficiente para isso.

Pausa.


Na cidade de Palmas, no Estado de Tocantins. Um marco histórico.

Já o centro geográfico do Brasil fica na reserva indígena Capoto-Jarina, no município Peixoto de Azevedo. Em Mato Grosso.

Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é o centro geográfico da América do Sul.

Pausa.

Eu achava que o centro geográfico do Brasil ficaria mais a leste, no território de Minas Gerais.

Pausa.

Agora o ponto geodésico. Ponto geodésico é um “ponto oficial”, ou seja: um vértice onde latitude, longitude e altitude se encontram. O ponto geodésico do Brasil fica em Cuiabá, Mato Grosso.


O Lula está perdendo as eleições, não é? São 16 horas e a UOL, CNN e a GloboNews não falam sobre boca de urna, por exemplo. E estes três veículos de imprensa não gostam do Governo Bolsonaro. Oficialmente a contagem começas as 17 horas, mas isso nunca impediu que antes tivéssemos avaliações prévias. Mesmo porque ninguém aguenta tanta ansiedade. Mas vamos esperar mais um pouco.

Mas onde eu estava?


A lista de músicas acima foi tocada em meu programa na rádio comunitária Super Nova. Faz uns 15 dias. Programa ao vivo, escolhi as músicas na hora à medida que ia tocando. Gostei muito e fiz questão de registrar num papel que estava no estúdio.

Pausa de novo.


Agora são quase 20 e meia da noite. Lula é novamente presidente do Brasil. Bolsonaro começou ganhando, mas houve uma virada faltando quase 30% das urnas a serem apuradas. A diferença foi mínima, o que nos convida a pensar em episódios-chaves. Por exemplo: rumores polêmicos vindo da equipe de economia do Guedes e o Maluco Tristeza do Jefferson. Aqui de meu quarto ouvi gritos, palavrões e muito fogos de artifício. Minha mãe ficou triste com o resultado e quando o trem ficou oficial, com direito a uma apresentadora na televisão falando; ficou tão triste que resolveu dormir mais cedo.

E eu?

Estou feliz, mas com um sabor amargo na alma. Meu candidato venceu, mas não estou realmente feliz. Não estou. Vai ser muito difícil para o Brasil.

sábado, 29 de outubro de 2022

29 de outubro de 2022

 Muito, mas muito, muito, mas muito mesmo "God only knows", do Beach Boys. Se um médico de cabeça descobrir quantas vezes ouvi esta canção nos últimos dias... E muito também "Linger", do The Cranberries; e "UpTown Girl", do Billy Joel. Muito internacional esta lista. Muito longe porque o Brasil está sofrendo e estou aqui. Que amanhã aconteça o melhor.