segunda-feira, 7 de novembro de 2022

William James 1 de 36

 

William James 1 de 36


Começou da melhor maneira possível: um texto dele dizendo algo que eu já intuía: o humano como balança em busca de equilíbrio. Aceitar, odiar e combater os vícios; lembrando das virtudes correspondentes para que durante a luta e a caminhada a balança não fique desequilibrada. Uma coincidência para unir dois corações. William e eu. O texto, no caso, está em The Letters of William James; organizado pelo seu irmão Henry James (Editora Little Brown, Boston, dois volumes, 1926).



Livremente inspirado em William James e a Psicologia da Consciência, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).


7 de novembro de 2022. Ah, hoje de manhã na Rádio Itatiaia no Jornal da Itatiaia a comentarista de economia observou que “agora as manifestações começam a ter cobertura da imprensa internacional”. Se referindo aos bolsonaristas que protestam ainda nas rodovias e nos quartéis criticando o resultado da votação que deu a vitória a Lula e não a Bolsonaro. Essa mesma comentarista de economia afirmou, depois no Conversa de Redação, ainda no Jornal da Itatiaia, que as manifestações são espontâneas e “não tem líder”. Mais a noite, no Jornal da Band, da Rede Bandeirantes de Televisão, os episódios de manifestantes bolsonaristas agressivos (Pará e Santa Catarina) não teve destaque e sequer um comentário moralista-básico por parte de um dos âncoras do jornal televisivo. A notícia dos dois episódios chocantes foi dada rapidamente rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!