quarta-feira, 30 de novembro de 2022

William James 10 de 36

 

William James 10 de 36


Bom, não somos uma ilha. Querendo ou não a multidão nos cerca. Ah, a revolução que foi o surgimento das grandes cidades na virada do século XIX e XX!…

Mas onde a gente estava?

Querendo fazer parte da massa anônima de gente e ao mesmo tempo querendo ser considerado único. Evitar a solidão, que é desumana demais; e estar no lugar mais alto do pódio olímpico. Que é um lugar evidentemente solitário.

Este instinto gregário e este instinto egoísta convivendo ao mesmo tempo em nós eu já li em outros lugares. No início de A História do Pensamento Econômico (The Worldly Philosophers; seu título original), o autor Robert L. Heilbroner menciona que desde que descemos das árvores, milhares de anos atrás e em algum lugar da África, o drama da sobrevivência nos ambientes mais diversos é acompanhado por uma luta interna entre egoísmo e necessidade de cooperação dada a nossa fraqueza física.

Qualquer coisa para não ficar sozinhos, mas o mergulho na massa anônima em sua imensidão não vai nos deixar satisfeitos por muito tempo. Vai ter uma hora que gente vai querer brilhar com mais intensidade do que mil e um sóis. Uma dança complicada.

Um detalhe pequeno que não é um detalhe pequeno: que tal uma definição de o que é o instinto? Falamos tanto do trem e não sabemos explicar direito. A gente faz sem parecer ter aprendido em alguma escola e repete e repete sem esperar prêmio ou castigo. Instinto.



Agora um pouco de política. Minha mãe gosta do Governo Bolsonaro e eu não tenho nem coragem de dizer metade das porcarias bolsonaristas que ela recebe diariamente pelo WhatsZapp. Me chama a atenção que, inteligente que é, ela não percebeu que pelas mensagens recebidas por ela, desde o início de novembro, Bolsonaro já teria conquistado a reeleição umas três vezes independente de qualquer coisa. Três vezes! Nem o fato dela assistir ao jornal da Rede Record de Televisão e da Rede Bandeirantes de Televisão, ambas apoiadoras do Governo Bolsonaro, onde não há a mínima menção à mudanças radicais assim de poder faz minha mãe desconfiar da seriedade e racionalidade dessas mensagens porcarias que chegam do WhatsZapp. É um fenômeno psicológico interessante. Mas antes de sorrir eu devo olhar para o meu próprio umbigo. Eu também sou bem bobo as vezes.



Livremente inspirado em “William James e a Psicologia da Consciência”, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!