quinta-feira, 24 de novembro de 2022

William James 5 de 36

 

William James 5 de 36


Agora Erasmo Carlos. Erasmo Carlos a ficar encantado. Minha lembrança afetiva é eu, na CPJ (Central de Produção Jornalística) lá na Faculdade Newton Paiva, cantarolando:

Meu carro é vermelho

Não uso espelho pra me pentear

Botinha sem meia

E só na areia eu sei trabalhar


Cabelo na testa, sou o dono da festa

Pertenço aos dez ma-a-a-a-ais...

(Eu sei que esta música é do Eduardo Araújo, mas ela também foi gravada pelo “Tremendão”. A Jovem Guarda era uma família. A propósito disso, uma recomendação patriótica: o documentário Jovem aos 50A História de Meio Século da Jovem Guarda [Sérgio Baldassarini Junior, 2017]).

Mais mais mais mais especial ainda pelo fato d´eu ter sido acompanhado por uma colega de estágio e sala de aula. Ela tem um nome judaico e que significa “primeiro raio de sol no deserto”, segundo ela me contou. Agora pesquisando na internet parece que o nome também significa “ano”, ou ainda “ano novo”. Então diplomaticamente podemos ficar com “primeiro raio de sol do ano novo no deserto”. Bom bom, mas onde eu estava? Ah, lembro também que quando o pai desta colega encantou-se eu a consolei por telefone e ela ficou emocionada de verdade com minhas palavras. Uma boa lembrança para um cara tão anti social quanto eu e que mesmo assim as vezes faz algo que preste como consolar alguém. Naturalmente que não éramos amigos e depois da faculdade rapidamente nos afastamos. Nem telefone tenho. Espero que esteja tudo bem com ela, família e amigos. Tudo bom para você, primeiro raio de sol no deserto!

Bom bom, mas onde eu estava? Vamos voltar aos braços do nosso William James.


Agora já estamos afastado da introdução e já abrimos a porta e entramos na casa da Psicologia. Mas não entramos muito. Entramos, mas todo o lugar ainda é todo mistério. Não obstante…

Sabemos que a consciência quando trabalha seleciona uma parte de seu objeto. Também recebendo e rejeitando sempre uma parte. Sempre peneirando e não lidando com tudo de uma vez. O coração da psicologia é porque a peneira é assim. William James acredita que tem duas senhas para decifrar os critérios da consciência: atenção e hábitos.

O quão longe essas duas senhas vão nos levar ficará para o próximo dia.

Livremente inspirado em William James e a Psicologia da Consciência, capítulo 6 de "Teorias da Personalidade", livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!