terça-feira, 29 de novembro de 2022

William James 9 de 36

 

William James 9 de 36



É uma discussão antiga, acompanhando a rede mundial de computadores desde sua definitiva popularização em meados de 1999 e 2002. Um pouco antes ou depois. Agora nesta segunda década do século XXI a discussão continuou e seus espinhos penetraram mais ainda nossa carne: o paradoxo da internet: mentiras são mais populares que o conhecimento e a incompreensão agressiva é mais comum do que o diálogo e a tolerância. Tudo isso já existia antes da internet claro, mas por alguns instantes a internet, - tão revolucionária quando apareceu! Lembram? -, parecia que ia combater esses vícios e não ser adubo e fertilizante para eles.

Pois William James no final do século XIX e começo do século XX abordou essa “cegueira” de nossos ouvidos na hora de escutar os outros e a nossa ignorância magnífica que impede a gente de compreender a pessoa em nossa frente. Um termo que podemos usar é “cegueira pessoal”. Para começar é bom que o espectador ansioso em julgar o espetáculo saiba de antemão que quem está no palco sabe mais, sabe muito mais. Não compreendemos os outros porque antes não compreendemos a nós mesmos. Até aí é meio clichê, mas William vai nos apontar uma causa não muito óbvia assim: o nosso afastamento do canto das cigarras e do nascer do sol. Nos afastamos da natureza, ficamos com um gosto pessoal inclinado a preferir o mais raro e o mais sofisticado. E com isso o diamante do momento presente e do comum normal a todos, escorre por entre nossos dedos. E fica muito mais difícil entender os outros e conviver em sociedade. Difícil também quando pedem que a gente explique nossos sentimentos. E, por outro lado, facilita que maus hábitos acabem sendo aceitos mais facilmente por nós. Erramos mais facilmente. Precisamos cheirar uma flor, olhar uma estrela e começar o dia querendo conhecer quem nos olha no espelho.

Não sei se expliquei bem o parágrafo do livro de Fadiman e Frager, não sei bem se expliquei bem este ponto em que William James aborda o moderno artificialismo estéril que nos afasta socialmente. Não sei. Mas que fique registrado que o ensaio em que William nos ensina essa lição era o ensaio favorito dele e pode ser lido em Talks to Teachers on Psychology and to Students on Some of Life´s Ideals (1899, Henry Holt and Company. Reimpressão inalterada em 1962 pela New York: Dover).




Livremente inspirado em “William James e a Psicologia da Consciência”, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).

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