sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Brasil dos AgroTóxicos

 

Brasil dos AgroTóxicos

 

Como é possível o Brasil ter tantos agrotóxicos em seus alimentos e na água? Aqui temos uma pequena amostra de como isso permanece.

A competitividade e o clima é a justificativa oficial, assim como a legislação que não protege os trabalhadores do campo e os consumidores nativos dos efeitos tóxicos das substâncias compõem a justificativa subterrânea. Na Ditadura Militar, Itamar, Fernando Henrique, Lula, Dilma, Temer ou Bolsonaro e Lula novamente. Não importa. Uma instituição nacional.

https://www.youtube.com/watch?v=dBTaTCM2zsE

Esta entrevista do Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Lula ao Portal UOL; que acabei de ver e ouvir hoje (25 de outubro de 2023), me fez lembrar outra fala. A família é a mesma: muito sol, clima tropical, terra fértil; mas como nada é perfeito...

https://www.itatiaia.com.br/colunas/valdir-barbosa/2023/10/20/pode-faltar-cerveja-se-o-calor-nao-desacelerar

Aqui, pela didática e pela duração breve, vale a pena transcrever:

E segundo os mestres cervejeiros, o lúpulo daqui dão um frescor diferente a cerveja porque é colhido e usado imediatamente. Sabe por quê? No Brasil, clima tropical, produzimos até três safras por ano. Na Europa colhe-se apenas uma safra e o lúpulo precisa ser armazenado e vai perdendo qualidade. Depois de uma safra, vem o frio e a neve e a maioria das pragas e ervas daninhas morrem lá na Europa. Aqui no Brasil o clima é propício para o aparecimento de pragas, por isso usamos defensivos que os europeus não usam há muito tempo por lá. Itatiaia Agro, Valdir Barbosa.”

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reporter-brasil/2023/10/24/agua-contaminada-testes-detectam-agrotoxicos-acima-do-limite-em-28-cidades.htm

O agrotóxico com mais testes acima do limite foi o endrin, com dez registros em municípios de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e São Paulo. A substância, cujo uso é proibido no Brasil, pode afetar o sistema nervoso, causando tremores e convulsões, segundo estudos realizados em animais.

Na sequência aparece o aldrin, também proibido no país. Esse agrotóxico é considerado um Poluente Orgânico Persistente, pois não se degrada facilmente e se acumula em tecidos dos organismos vivos.

Com relação à saúde, o aldrin é classificado como "provavelmente cancerígeno" pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, órgão da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como seu uso é vetado no Brasil há mais de duas décadas, sua presença na água pode ser justificada por dois fatores: a entrada ilegal no país, por contrabando, ou pela presença persistente no meio ambiente. A pesquisadora Cassiana Montagner, do Instituto de Química da Unicamp, aposta na primeira explicação.

“Não dá mais para falar que agrotóxicos proibidos há 20 anos ainda estão na água porque são persistentes. A gente sabe que há uma entrada clandestina”, afirma Montagner.

Que tragédia. O maior problema da história do Brasil é a escravidão e sua herança, praticamente não há problema brasileiro que não podemos colocar na conta da escravidão e seu veneno inoculado na alma nacional. Um exemplo? Por que o Brasil gosta tanto de agrotóxicos, muitos sabidamente cancerígenos e proibidos em países ricos? Porque a maioria aqui é escrava, não são cidadãos. Quais são as chances de aparecer um processo movido por uma pessoa pobre intoxicada vencer?

Instituto de Química da UniCamp

https://www.iqm.unicamp.br/

Mapa da Água (Repórter Brasil)

https://mapadaagua.reporterbrasil.org.br/

Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua)

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/seidigi/demas/situacao-de-saude/vigiagua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!