quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Antologia do Folclore Brasileiro 4 de 25

 

Antologia do Folclore Brasileiro 4 de 25

 

Gaspar van Baerle (1584-1648) (Barléu), sofreu na pele a perseguição religiosa na Holanda e na Bélgica e também é fonte indispensável para quem quiser conhecer o que foi o Brasil-Holandês.

 

 

As mulheres-peixe Ipupiaras vivem no litoral do nordeste brasileiro, principalmente na Bahia. Por afeto e desejo apertam os homens que encontram à noite distraídos à beira do mar até a morte. É possível ver na manhã seguinte os cadáveres na praia com sinais de sucção e mordedura em seus corpos. Amor monstruoso e mortal!

 

 

E os tapuias tem em sua divindade a constelação de Ursa-Maior. Sorrisos, gritos de alegria e até dança quando a noite cai e a constelação se deixa ver. É a lembrança que se a morte não for violenta, terão as suas almas a imortalidade feliz. Uma tragédia que a raposa tenha tramado para que os índios acabassem criticando injustamente a Ursa-Maior, que acabou determinando o fim da vida no paraíso que os índios Tapuias desfrutavam.

 

 

Das gentes monstruosas que o padre Simão de Vasconcelos encontrou pelo Brasil, quando chegou de Portugal vindo da cidade do Porto.

Os minúsculos Goiazis, os Matuiús que fazem parte da família dos Curupiras. E elas, claro claro, as Amazonas que “são mulheres de valor reconhecido”.

 

 

É confuso. É Giovanni Antônio Andreoni, mas também João Antônio Andreoni e também André João Antonil. Luís da Câmara Cascudo menciona João Antônio Andreoni (1650-1716) na pequena biografia de introdução ao capítulo, cujo título é simplesmente “Antonil”. Para piorar o trem sou informado que o historiador brasileiro João Capistrano de Abreu a “identificação do criptônimo” em 1886. Mas não consegui a confirmação a respeito deste detalhe envolvendo este elemento químico e o nosso maior historiador (Eduardo Bueno). De qualquer forma, o principal é que Antonil escreveu Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas, que foi censurado pelo governo português e só foi relançado mais de um século depois. Procure a edição moderna com as anotações de Afonso de E. Taunay.

 

 

Apenas três coisas: os três P.P.P.: pano, pau e pão. Isso antigamente no Brasil para quem realmente trabalhou para construir este país. Hoje, em 2023, a que está reduzidos os trabalhadores pobres no Brasil enquanto constroem e sustentam o nosso país?

 

 

Não sabemos se Nuno Marques Pereira (1652?-1733?) era brasileiro ou português, mas em compensação sabemos que o seu livro Compêndio Narrativo do Peregrino da América é chato e piedoso; e principalmente uma obra-prima por revelar praticamente em sua totalidade a sociedade brasileira da época. Prova da qualidade do livro é que sua edição sexta, patrocinada pela Academia Brasileira de Letras, tem notas de estudo de autores do calibre de Pedro Calmon, Afrânio Peixoto, Rodolfo Garcia, Leite de Vasconcelos e Varnhagen.

 

 

E a festa dos Calundus Baianos não deixaram o NunO Marques Pereira dormir. Era muito muito muito muito barulho! E não era para menos uma vez que esta festa é de tudo um pouco: canto, dança, cerimônias religiosas para agradecer lamentar clamar por bons dias, lamentos e muito etc..

 

 

Aí o padre levou uma mulher possuída pelo demônio a uma igreja, para ali fazer a cerimônia de exorcismo. Preso entre quatro paredes do local santo, o demônio se sentiu acuado. Seguiu-se um diálogo em que o padre pergunta ao demônio o que ele sabe. E o demônio responde que sabe cantar uma modinha. E assim ele fez, cantando uma modinha. Que se registre que tudo terminou bem para uma mulher.

 

 

Era uma Noite de Santos Reis e a procissão de músicos saía de casa em casa cantando e tocando e pedindo doces e aplausos aos moradores. Ocorre que alguns jovens, que acompanhavam a procissão de artistas, não aguentaram a sua qualidade musical e começou a jogar pedras e a chutar os pobres músicos. Estes tiveram que sair correndo. Naquele ano a Noite de Santos Reis terminou bem mais cedo.

 

 

Atenção, muita atenção agora que nosso piedoso e sério Nuno Marques Pereira gostaria de fazer uma advertência. Então aí tá lá a procissão religiosa, muitas pessoas, famílias, autoridades, sacerdotes, a cidade inteira, o Santíssimo Sacramento. Coisa linda de se ver. Mas a devoção e a reverência perde a competição para as músicas e danças lascívias que ocorrem em toda a procissão. Que vergonha! Isso é uma vergonha!

 

 

“... o Conde de Sabugosa, Vasco Fernandes César de Menezes (1720-35), estando governando a cidade da Bahia, por ver umas festas...”

Pausa.

Conde de Sabugosa! Conde de Sabugosa! Ahhhhh!!!!

Desculpem. Eu devia ser um escritor mais sério. É que a história do Brasil as vezes me dá susto. Desculpem.

Onde a gente tava?

O Conde de Sabugosa proibiu a Festa de São Gonçalo por achar esta muito indecente e bagunçada.

 

 

 

Livremente inspirado em Antologia do Folclore Brasileiro, 1944, organizado pelo

Professor dos professores,

o mestre dos mestres,

a mistura de Aristóteles e poesia,

a mistura do luar que perfuma o rio Potengi com o sol que vivifica o Rio Grande do Norte:

Luís da Câmara Cascudo.

(2003, Global Editora e Distribuidora Ltda, São Paulo, edição em dois volumes.)

[4 de 25].

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