quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Zen-Budismo 4 de 10

 

Zen-Budismo 4 de 10

 

Não existe coincidência, o que existe são momentos em que há falta de interpretação poética do que acontece na vida. O que marquei para destacar nesta nossa apresentação do zen-busdismo nesses dias que o mundo pega fogo justamente com o Oriente-Médio?

 

“Os prazeres divinos não extinguirão as paixões. O encanto repousa apenas na destruição do desejo.”

The Dhammapada. Tradução de P. Lal. Editora Farrar, Straus & Giroux, 1967, Nova Iorque.

 

Nota Editorial

Eu sou mais marmota do que normalmente eu sei que sou. Não são 10 partes, eu dividi tudo em 28 partes. Felizmente a Matemática ajudou-me: se cada uma das últimas 7 partes tiver 7 partes escolhidas do texto, o trem fica certo. Então lá vai mais seis partes da nossa apresentação do zen-budismo.

 

Que a luz venha de fora e que depois nós sejamos a luz do mundo. Passivamente aqui na Terra até que todos também estejam emitindo luz da ausência de sofrimento.

 

 

Um discípulo pergunta ao seu mestre zen.

- Um cachorro tem natureza Buda ou não?

- Au! Au!

Não é “sim” ou “não”. Não é olhar o dedo apontando a Lua, é olhar a Lua. Não é se perder em perguntas e respostas, o labirinto da lógica. É olhar olho no olho a sua própria ignorância para encontrar a sabedoria interna em você mesmo.

 

 

Mas é assim mesmo. Mas escapar do labirinto é difícil. Existem perguntas, existem respostas, existem conceitos, provas, demonstrações, axiomas, teoremas, contradições, paradoxos, dilemas e etc. Assim como preguiça, ódio, tentações, desejo e etc. Mas se transcendermos a mente e o corpo, Buda desabrocha em nós imediatamente.

 

 

Livremente inspirado em “Segunda Parte Introdução às Teorias Orientais da Personalidade” e capítulo 10 “Zen-Budismo”. Do livro Teorias da Personalidade, de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!