segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Conversar, por favor

 CONVERSAR, POR FAVOR
Adagiário Brasileiro”, de Leonardo Mota, 1979; com a ajuda dos filhos Moacir Mota e Orlando Mota.

(Editora Itatiaia, Editora da Universidade de São Paulo, 1987, Segunda série da coleção “Reconquista do Brasil”. Volume 115. Capa do artista plástico Poty, ilustrações internas do artista plástico Aldemir Martins e prefácio de Paulo Rónai.)


"Se o velho pudesse e o moço soubesse, 
não havia nada que não se fizesse."
Naturalmente que há uma maneira simples de resolver o problema: conversando. Mas como é conversar? Por razões financeiras, além de sentimentais e de tradição, muitos vovós e vovôs convivem na mesma casa com os netos; o que torna potencial a união de sabedoria e força. No mercado de trabalho, não tenho muitos detalhes, sei que existem programas de contratar pessoas mais experientes. Por outro lado, não podemos ignorar os casos de asilos infernais e de famílias que desprezam a matriarca e o patriarca. Uma curiosidade: eu tive até os 25 anos os meus quatro avós vivos (o lado materno e paterno). Parece que isso é bastante raro nesta idade. 
Este adágio brasileiro tem um parente grego. É um adágio atribuído ao patriarca da medicina ocidental Hipócrates: A vida é breve, a arte é longa, a ocasião fugaz, o experimento arriscado, o juízo difícil. Está no livro, inclusive é o adágio que abre a coletânea, Adágios. Parte da obra Corpus Hippocraticum. Fiquei feliz em encontrar este adágio do Hipócrates porque conhecia apenas a versão mais curta dele A vida é breve e a arte é longa. [História da Filosofia, de Giovanni Reali e Dario Antiseri. Não encontrei a tradução, mas sim os dois revisores: Honório Dalbosco e L. Costa. Direito para a edição brasileira é de 1990, a edição que eu tenho é a sétima; de 2002. A obra italiana é de meados da década de 1980. Editora Paulus, São Paulo. A minha edição é antiga, os três tijolões brancos e de capa dura; há uma edição mais moderna e com mais textos e volumes, usando na encadernação a goma arábica.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!