quarta-feira, 30 de novembro de 2022

30 de novembro de 2022

 

30 de dezembro de 2022


Eu sofro para saber como fazer este blog tornar-se diário. Bom, antes de mais nada há a questão se eu tenho realmente algo a dizer diariamente. E aqui é alguma espécie de jornal para eu querer que aqui seja diário? Sou formado em jornalismo, mas…

Há muito tempo eu criei uma lista de sites justamente para eu visitar e ter algo para escrever diariamente. Por quê me esqueci disso? Talvez a sequência “obrigatória” de sites a visitar e comentar, a “obrigação” de fazer comentários mais que superficiais… O sofrimento, o perfeccionismo usado por mim para me auto sabotar… A memória quer me ajudar e com isso esqueci da lista, pois a coisa toda era movida só com sofrimento. Então esqueci esqueci...

Mas eu lembrei. E apesar de desorganizado, com um nível quase nulo de concentração, eu até marquei onde parei. Ainda estou no nordeste.

Então vamos voltar. O perfeccionismo de meu pai não é o meu, o perfeccionismo meu é meu e ele gera frutos saudáveis.




NORDESTE

Paraíba

https://paraiba.pb.gov.br/

Site do Estado da Paraíba. Visual colorido, agradável aos olhos. Parece ser bem completo. Meu navegador e meu anti vírus não reclamaram. Gostei que o trem é muito colorido. Tem acessibilidade. Um símbolo curioso e um nome esquisito: “Cagepa”. Que que é isso? Vou clicar. Ah, é a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba. Clicando em “Cuidados com a água”, leio sobre como limpar a caixa-d´água. O que me faz lembrar da minha caixa-d´água. Vou lá conferir e volto desanimado. Vamos mudar de assunto. Os dinamarqueses estão investindo muito dinheiro em energia eólica na Paraíba. Na foto tem brasileiro assinando papel e estrangeiro com o maior sorriso com um olhar distante. Mas destaco mesmo clicando para saber mais é sobre os alunos paraolímpicos conquistando 69 medalhas numa competição em São Paulo! A maioria foi de ouro: quarenta! 40 medalhas de ouro! Isso faz a gente acreditar que temos futuro. O texto é curto e oficioso: só escutou autoridades públicas. Nem os professores foram ouvidos. Tudo bem, tudo bem. Chato, mas tudo bem. Pelo menos falaram que as despesas foram pagas e a delegação tinha 90 pessoas. Segue aí a página do Comitê Paraolímpico Brasileiro: https://www.cpb.org.br/competicoes/3 . Ainda no site: dois links: “mais notícias” e “notícias antigas”; assim lado a lado. Gostei disso, respeitar a memória. Havia também uma notícia feliz sobre autismo.

https://jornaldaparaiba.com.br/

Jornal da Paraíba. Visual limpo, agradável aos olhos. Simples, mas completo. Não identifiquei recursos para acessibilidade. Paraíba teve quase 2 mil casos de câncer de próstata em apenas três anos; eis o destaque principal. No texto, no final, há a informação que apesar do preconceito a procurar por exames preventivos tem aumentado. Bom, bom, isso. O site todo é bem simples e não encontrei textos sobre política e economia que me atraíssem. Por outro lado, a seção cultural é muito boa, com endereços de onde ficar; por exemplo. Não achei muita diversidade de eventos culturais, mas a seção é boa.




https://catracalivre.com.br/

Catraca Livre

O famoso Catraca Livre! Quer dizer, eu não conheço; só lembro de junho de 2013 e “não é pelos vinte centavos!”. Muitas pessoas nas ruas e os políticos de Brasília decepcionando mais uma vez. Mas, enfim… Eu não conheço o Catraca Livre. Vamos lá no site.

Nossa, o trem é completo. Parece mesmo um portal de notícia como UOL, ou Estado de Minas. Tem até notícia boba, como uma torcedora croata sensual. Mas vamos começar pelo começo. Quem são eles? “A grande missão da Catraca Livre é usar a comunicação para empoderar os cidadãos.” Se identificam como grupo jornalístico. No final podemos ler: Catraca Livre Portal e Comunicação LTDA. Pensei que fosse clicar no “quem somos” ia aparecer uma história envolvendo coletivo, fotos antigas, início humilde etc. Eles se profissionalizaram rápido rápido mesmo. Tudo bem, tudo bem. Vamos logo voltar á página inicial achar alguma coisa que nos chame a atenção. Há há, o Tarcísio do Bolsonaro em São Paulo começa pedindo e conseguindo aumento de salário em 50%. Precisa de estímulo porque não ama São Paulo? Deixa pra lá, pois sempre há a possibilidade de ser uma boa administração. Até o Zema aqui em Minas Gerais foi razoável. Ah, agora uma coisa realmente importante e que preste: um livro virtual gratuito para pais e responsáveis sobre tecnologia e infância: https://novosalunos.com.br/ebook-uso-de-tecnologias-para-criancas/ . Precisa fazer um cadastro, mas pesando os pós e contras você vai tomar a decisão mais correta. Esse site ( https://novosalunos.com.br/ ) do grupo SEB ( https://www.sebsa.com.br/ ), parece ser interessante. Vou anotar o endereço para visitá-lo depois. “Homem que espancou músico negro é preso em Curitiba”. Vocês viram esse caso? As imagens são chocantes.


https://ansabrasil.com.br/

ANSA BRASIL – Agência Italiana de Notícias.

Uai, tem isso? Agência italiana de notícias? Tem, uai. País desenvolvido tem agência internacional de notícia. Estou morrendo de sono. Mais uma vez a desorganização atrapalha, mas vamos esforçar. Site bastante completo, mais completo de notícias que eu vi hoje. A diagramação do site é que não ajuda muito: tudo muito espremido no centro, como se lêssemos um jornal dobrado. Mas tudo bem, vamos seguir em frente. Decreto-lei contra as festas raves foi alterado e agora as manifestações políticas podem ficar tranquilas. A primeira versão da lei o texto não era claro. A importância dos legisladores saberem escrever claramente e diretamente. Isso, claro, se foi apenas um erro neutro. Hum… Ainda bem que houve polêmica a respeito. Mas é curioso essa crítica às festas raves: as festas estavam atrapalhando tanto tanto assim? A Torre de Pisa vai bem, depois de mais de vinte anos da sua grande restauração. Papa Francisco I criticou a crueldade russa na Guerra da Ucránia-Rússia e citou os soldados chechenos e os buriates. Pausa. O líder checheno Ramzan Kadyrov, grande aliado de Putin, ficou magoado; mas o ponto para mim é quem são os buriates? Mundo grande e eu pequeno. Quem são eles? Um povo indígena da Sibéria que habitam também a República da Buriácia (Federação Russa).

E pedindo que estes indígenas da Sibéria abandonem a Ucrânia e a guerra acabe imediatamente; eu termino por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!