terça-feira, 22 de novembro de 2022

William James 4 de 36

 

William James 4 de 36


Esta lição é tranquila, mas dependendo do moral seu de momento a lição pode ficar melindrosa. É simplesmente lembrar que nós humanos estamos sempre mudando. Olhamos para trás e nos surpreendemos com nós mesmos. As vezes a surpresa é radical: aquele era realmente eu? Eu? Pode assustar quando refletindo sobre isso você olhar para frente, futuro: você pode garantir que jamais fará algo medonho? Mais motivo para ser humilde antes de querer julgar as pessoas.


Livremente inspirado em William James e a Psicologia da Consciência, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).



Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).




10 de novembro de 2022

Esqueci de um bom exemplo de guerra de propaganda. Como o jornalismo da Rádio Itatiaia, principal emissora de rádio de Minas Gerais e que sempre defendeu o Governo Bolsonaro, noticiaria o relatório das Forças Armadas sobre as urnas eletrônicas? Em geral eles foram discretos e ambíguos, levemente inclinados ao Governo Bolsonaro no Jornal da Itatiaia. A comentarista de economia, protetora de Bolsonaro, foi discreta e breve; dizendo apenas que “como sempre desde o início” defende o “aperfeiçoamento” e o ‘progresso”. Ela não mencionou o sistema misto com voto impresso por receio? (risos) Na guerra de propaganda convém as vezes você recuar, ser mais discreto. Imagine uma eleição muito disputada, colégios eleitorais em pontos distantes… Ah…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!