quarta-feira, 9 de novembro de 2022

William James 3 de 36

 

William James 3 de 36


Eu achei não, eu tinha certeza. Era mais uma m* que minha mãe recebia, - e acreditava -, vinda do whatsapp. Depois pela televisão tenho a confirmação: Gal Costa tinha ficado encantada. Mais tarde, quase em seu fim e começo da noite, descubro que também ficou encantado o Senhor Brasil Rolando Boldrin cantor, produtor, compositor, ator e etc. Inacreditável. Uma das nossas melhores cantoras (e quem sabe sabe o que significa realmente ser uma das nossas melhores cantoras) e um renascentista. A cultura brasileira é uma das mais ricas do mundo, mas nós não podemos nos dar o luxo de ter dois encantados ao mesmo tempo. Caramba! É para a gente pausar e ficar quieto refletindo um bom tempo. Sério mesmo. Pausar e refletir.


Agora voltando aos braços do nosso William.

Um exemplo de honestidade intelectual, coisa rara e que é mais um motivo para eu e você gostarmos de William James. William sabia que a psicologia ainda era uma ciência aborrecente, precisando de ainda mais conhecimento para formular teorias sobre a consciência. Daí que William James podia escrever uma introdução elogiosa a um livro que discorda completamente dele e de sua teoria a respeito da personalidade! Espero que o senhor Boris Sidis tenha podido retribuir a gentileza, mas eu tenho certeza que ele retribuiu sim. Um abraço para o Boris! Boris, estamos juntos! O livro é The Psychology of Suggestion.

Livremente inspirado em William James e a Psicologia da Consciência, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).



Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).


É tempo para escutar a nossa Gal Costa cantando Força Estranha (descobri uma versão mais lenta e com muito violão da canção) e ouvir amanhã o Jornal da Itatiaia defendendo o Governo Bolsonaro. Os bolsonaristas querem transformar o Brasil no condado de Miami-Dade em 2000? Sem vulnerabilidade era os votos impressos? Ah...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!