quarta-feira, 20 de abril de 2022

20 de abril de 2022

 Cismei de querer comprar livros de matemática. Um curso completo de ensino médio, mais especificamente. 
Aos 38 anos eu sei nada de matemática. Operações com números com vírgula, frações, nada nada... De Filosofia e História eu até sei alguma coisa; mas Matemática... 
E houve uma época que eu era fanático e lia e relia o dia inteiro O último Teorema de Fermat (Simon Singh); assim como hoje eu faço com Câmara Cascudo: Um Brasileiro Feliz (Diógenes da Cunha Lima), Bryan Magee (Confissões de um Filósofo) e Will Durant (todos os livros dele que eu tenho; é tão automático que eu nem percebo que peguei um livro do Will e comecei a reler). 
Essa paixão repentina (e renascida) teve como semente alguns vídeos do YouTube. Esqueci o nome do sujeito que começou sozinho. Peraí.
Peraí.
Peraí...
Ah!, lembrei do nome de um dos primeiros vídeos! "Toda medida tem erro".
Peraí.
Ah, achei. 
https://www.youtube.com/watch?v=e3b_xs0LSgg (Olhando a data, podemos dizer que o trem começou em meados de outubro de 2021).
Começou com Felipe Comoretto colocando trechos interessantes das palestras de professores de Matemática em eventos do IMPA (Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada, https://impa.br/ ). O trem fez sucesso e surgiu o Canal Cortes de Matemática e Física ( https://www.youtube.com/c/CortesdeMatem%C3%A1ticaeF%C3%ADsica ). Ali temos trechos de palestras de Ledo Vaccaro, Elon Lages Lima, Eduardo Wagner, Paulo Cezar, Augusto Morgado...
Pausa.
Pausa.
Está faltando mulheres aqui, héin? (risos)
Onde eu estava?
As pessoas entendiam pouco (pelos comentários e quando a gente lembra como a educação formal no Brasil anda sofrendo há décadas), mas a Matemática é mesmo uma ciência atraente e a oratória daqueles Professores talentosos também ajudava tornar aqueles vídeos tão sedutores.
Aí esse ano teve concurso público. Estudei um pouco de Matemática e alguns problemas eu resolvi usando mais Lógica do que Matemática mesmo ao estudar meus antigos livros do colégio. Fui aprovado no concurso, mas a quantidade de vagas era pequena demais. E minha pontuação também era pequena. Teria que mais de 60 pessoas desistirem para o meu nome aparecer em destaque; mas os organizadores me aprovaram. Acho que é a partir da posição 70 é que o pessoal foi reprovado. (risos) É digno de nota que durante a prova eu estava tranquilo e em paz, talvez a primeira vez que eu estava numa sala de aula sem sentir dor. Em toda minha vida.
Hum, vamos parar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!