quinta-feira, 21 de abril de 2022

21 de abril de 2022

 
21 de abril
Terminei o texto de ontem meio triste, mas não deveria. É verdade que as lembranças do tempo de escola não são predominantemente boas; na verdade eu nem lembro direito os meus tempos de escola… Mas o fato é que, assim, como na Filosofia, o estudo da Matemática deve ser feito gregariamente. Sozinho você fica preso demais a si mesmo. O ideal seria eu fazer um supletivo ou mesmo um pré-vestibular; já que gostaria de aprender o que o colégio não me ensinou por culpa dele e minha. Mas financeiramente o trem anda difícil por aqui. Mas que este desejo fique flutuando nos campos dos sonhos. Só não pode cair no esquecimento, pois aí morre. Se ainda voa, ainda vive.

Esqueci de comentar que ontem eu fiz meu programa semanal na rádio comunitária. Estava tocando músicas da Shakira quando o Senhor Irineu apareceu no estúdio inesperadamente. É que a porta da igreja tem que ficar aberta. A rádio fica em um espaço cedido pela Igreja de Santo Antônio, o padroeiro católico da cidade de Rio Acima.
A primeira coisa é que fiquei aborrecido, pois não sou muito dado a mudanças inesperadas e eu estava mergulhado nas músicas que estava transmitindo no meu programa e ele subia e subia decidido as escadas e nem olhava para mim na porta do estúdio no alto da escada. Escada toda curva e perigosa, no passado distante um padre gordinho já caiu ali e se machucou bastante. O próprio Senhor Irineu me contou essa história. Ajudei ele a subir a escada, mas o espaço é tão apertado que até dar a mão e apoiar a cintura da pessoa idosa ali é difícil. Enfim, nós subimos e ficamos no estúdio.
Ele tossiu alguns minutos e depois parou. Fiquei aborrecido no estúdio pequeno e sem ventilação por ele tossir, mas depois aceitei o meu destino. Ou o nosso destino.
Ou nosso destino. É que preciso treinar a minha empatia. O Senhor Irineu reclamou da vida, chorou várias vezes e eu ali sem saber o que fazer. Eu colocava a mão no ombro dele e falava algumas coisas positivas, mas não sabia o que fazer. A dor da outra pessoa. O que se faz? Falei para aquele psicólogo caro daquela em 2013 vez que se eu pudesse eu moraria numa ilha deserta. Mas arranjar uma ilha deserta é difícil e eu nem sei dirigir carro ou namorar, quanto mais subir num coqueiro ou sair correndo de algum javali gigante zumbi que, com certeza, mora na ilha deserta.
Senhor Irineu é cantor. Seresteiro. Quando jovem ganhou prêmios e era homenageado. Um desses artistas populares que são a verdadeira elite e joia fina de uma cidade do interior. Mas a velhice é cruel: solidão, doença e perda de entes queridos. E tem a questão financeira. A situação dele é bem bem pior do que a minha. No rádio eu transmiti algumas músicas dele e deixei ele falar. Foi bonito e triste. Mas como falei, ficava desesperado quando ele começava a chorar.
Minha mãe e eu já gravamos um CD caseiro com as músicas dele. Havia dois convidados, um violeiro que toca na igreja e na banda da cidade e uma mulher. Esqueci o nome de ambos.
Peraí. Eu tirei fotos, fiz capa do CD. O trem ficou direitinho. Deixa eu achar uma cópia aqui em casa. Peraí.
Foi a Edith e o Senhor Catarino! Minha mãe participou recitando uma poesia de autoria própria. Nós gravamos usando o microfone embutido no NoteBook. É potente, mas no quarto a gente tinha que tomar cuidado com o som. Senhor Irineu ficou muito agradecido por causa disso.
Mas onde eu estava?
Medo da velhice. Da sua solidão e dores. De que as boas lembranças ganhem garras e dentes afiados a machucar a nossa carne interior. Fazendo companhia com os arrependimentos e angústias.
Tudo de bom para você, Senhor Irineu!

A guerra de propaganda. Na Rádio Itatiaia, apoiadora do Governo Bolsonaro; na “Conversa de Redação” no final do “Jornal da Itatiaia”, às 8 e meia da manhã; eles falaram mais sobre a derrota do Dirceu na justiça do que a derrota do Daniel no Supremo Tribunal Federal. O Caso Daniel é muito mais polêmico e mexe com o Brasil inteiro desde o começo da semana. Mas ao falar do Dirceu o Partido dos Trabalhadores e a candidatura do Lula são atingidas. O âncora do Jornal da Itatiaia” até encontrou uma maneira de aguar a violência das palavras do Daniel: pediu para que os ouvintes da Rádio Itatiaia vissem e ouvissem o momento que parte dos juízes do Supremo Tribunal Federal riem da leitura do trecho do discurso do Daniel quando ele chama um dos juízes de lá por um nome engraçado e que estava circulando pelo WhatsZapp e outras redes sociais. Que engraçado, âncora do Jornal da Itatiaia; nem parece que é a democracia brasileira que está em risco! A Rádio Itatiaia serve mesmo de apoio ao Governo Bolsonaro horroroso.

22 horas
Bolsonaro deu indulto ao Daniel. Simbolicamente e politicamente é uma "retirada de embaixador" no Supremo Tribunal Federal. O Brasil pode estar prestes a ir para o brejo da falta de liberdade, mas a beleza sempre vence: esqueci aqui de mencionar a aposentadoria deAngeli. Cartunista, um dos principais artistas plásticos do século XX no Brasil. Mais de 40 anos de carreira. Gosto dele e tenho até um autógrafo e foto. O Bob Cuspe dizendo o meu nome! É planejado para ainda este ano um livro em dois volumes com a seleta de seu trabalho. Obrigado, Angeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!