sábado, 9 de abril de 2022

7, 8 e 9 de abril de 2022

 

7, 8 e 9 de abril de 2022



Segundo o prestigiado fotógrafo John Hedgecoe em O novo manual de fotografia (Traduções de Assef Nagib Kfouri, Alexandre Roberto de Carvalho e Eric Yamagute Pereira, Editora Senac São Paulo, 2005), o estilo de fotografia se chama “fotografia objetiva”. Ela é um estilo fotográfico que pode ser utilizado quando o tema da fotografia é a arquitetura. Não há pessoas na foto, o que há é uma objetividade pesada construída por meio de uma aparente improvisação. Parece que é uma fotografia tirada por uma câmera de vídeo de segurança toda automática, mas o artista preparou bem a cena. Não tem gente, mas a mão invisível humana está bem ali. Um dos exemplos do livro é de uma grande mesa adornada de várias cadeiras, tudo em um bonito gramado; talvez parte de um amplo jardim. É uma bela propaganda para a marceneira ou o marceneiro que fez as cadeiras e a mesa. Não há gente, mas há um mistério na foto. Quem vê pode se perguntar: “mas por quê está tudo num jardim?” Mas a fotografia objetiva gosta de mistério e não de explicações racionais.

Eu gostei muito de conhecer a fotografia objetiva. Colecionei várias fotografias objetivas que vi na internet de lugares abandonados. Parques de diversão, mansões, estações ferroviárias, até cidades inteiras abandonadas e envelhecidas… Tem muitos livros de fotografia dedicadas a este tema: lugares abandonados. Muitos, o que prova que não é só eu que curte a atmosfera desses lugares e dessas fotografias.

Bom, bom.

A recente moda do site YouTube conhecida como “BackRooms” é parente da fotografia objetiva da atmosfera de fotografar lugares vazios e abandonados por décadas. Em tradução livre “BackRooms” significaria “Lugares escondidos” mesmo. A coisa começou e rapidamente fez sucesso. Difícil fazer uma genealogia e eu mesmo não me interesso em racionalizar muito por aqui. Mas acho que foi assim.

O primeiro vídeo era de uma pessoa andando por um lugar vazio, corredores vazios, salas amplas, paredes amarelas… Onde era? O alto de um prédio? Uma instalação secreta do governo estadunidense no subterrâneo de algum país africano ou do Oriente Médio? Anda, anda e nada… De repente pela janela vemos pelo alto o hall daquilo que parece ser um hotel imenso. Tantas janelas ali e… E essa janela com a luz acesa, diferente das outras? E temos monstros, claro. O sucesso foi imediato e agora temos níveis de BackRooms, tipos diversos de monstros e especulações de que as BackRooms seriam dimensões paralelas à nossa, o governo estadunidense já sabia de tudo e etc. Etc.

Eu acho legal acompanhar essa moda. Várias pessoas já criaram seus próprios vídeos, com mais ou menos sucesso em produzir mistério, suspense e terror. Não basta usar uma trilha-sonora boa de filme de suspense e colocar o monstro exatamente no final do vídeo. E como o pessoal imita bem uma típica e velha gravação de VHS (é que faz parte da moda fingir que o vídeo é antigo e estava no arquivo secreto do governo estadunidense…)!

Filmes videogames; quem sabe? Naturalmente, claro: unir diversão e dólares.




Pausa. Agora tenho mais ou menos uma hora para visitar cinco sites. (risos)



7 de abril de 2022

Rádio Itatiaia

https://www.itatiaia.com.br/

- A prefeitura de Belo Horizonte diz que vai tentar impedir o aumento da passagem de ônibus. Ah, com 38 anos eu posso dizer que já vi esse filme antes. O ponto aqui é o contrato medonho prefeitura-empresas particulares e a contabilidade dessas empresas particulares. Tudo segredo, tudo bem segredo, bem mineiro.

- A prefeitura de Belo Horizonte está querendo criar mais feiras livres, pois isso ajudaria a economia. E também ajudaria a diminuir um pouco a circulação de pessoas no hiper-centro da capital de Minas Gerais.

- Senador ex- locutor da Rádio Itatiaia que mudou de partido e foi para o partido do Bolsonaro e virou líder do Governo Bolsonaro; disse que confia no Ministro da Educação que está no centro de uma grande crise. Suspeitas pesadas pesadas.

- A deputada Áurea Carolina (PSOL, Partido Socialismo e Liberdade – MG), uma das lideranças políticas mais novas do cenário nacional, vai se afastar da política. Questões pessoais. Cuidar da saúde, dos sentimentos. Estou chocado com os comêntário. Podem conferir aqui: https://www.itatiaia.com.br/noticia/aurea-carolina-nao-disputara-eleicoes-2022-para-cuidar-da-saude Parte da direita brasileira é horrível.

(Na verdade o lema “nunca leia os comentários” já é bastante antigo na internet, muito muito antes de 2018 e mesmo 2013… Terrível.

- Tinha uma reportagem sobre um empresário andando de jegue dentro de um centro de compras em Goiás e outra reportagem sobre o aumento da dor nas manifestações sobre a crise econômica no Peru

(Não consegui olhar os cinco sites ontem, então tento de novo hoje.)

8 de abril de 2022

Rádio Itatiaia

https://www.itatiaia.com.br/

Não consegui do mesmo jeito.

9 de abril de 2022

Rádio Itatiaia

https://www.itatiaia.com.br/

Também não consegui. Rs rs Outro dia eu tento de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!