terça-feira, 19 de abril de 2022

10, 11, 12 e 19 de abril de 2022

 

10, 11, 12, 19 de abril de 2022


Agora eu vou conseguir escrever sobre os cinco sites da lista? Na verdade são seis. Vou vou, pode ser rápido e superficial.




10 de abril de 2022

Lúcio Flávio Pinto, o maior jornalista do Brasil

https://lucioflaviopinto.wordpress.com/

https://lucioflaviopinto.wordpress.com/2022/04/10/memoria-os-burros-da-prefeitura/

(Minha criatividade não anda bem, então reproduzo o meu comentário à postagem do Lúcio. Sendo eu eu mesmo, não acho que vou me processar. Se bem que como leitor de Chiquinho Kafka isso não seria impossível.

Aldrin: - Eu vou te processar.

Aldrin: - Por quê?

Aldrin: - Por você ser uma marmota!

Aldrin: - Vai a m*!

Mas isso é simplesmente poesia forte, concentrada e sem gelo: munícipes brasileiros inocentes são atropelados pelos burros soltos da prefeitura.

Lúcio, obrigado por esta postagem. Que você, sua família e amigos tenham uma semana abençoada.

Aldrin.”




Agora vamos aos cinco sites? Agora vai, agora vai! (risos)

Rápido e superficial. Pelo menos hoje.

10 de abril de 2022

https://www.itatiaia.com.br/

Destaques: acidente de trânsito, uma notícia policial e o Glorioso Clube Atlético Mineiro vence um jogo.

Nas outras partes: a Covid-19 ainda faz estragos em inúmeras famílias, 11 pontos em estradas mineiras têm interdições (não informou muito bem os motivos, mas parece que é para manutenção mesmo), mais acidentes de trânsito e mais notícias policiais, ex-presidenta Dilma processa ex-secretário de Zema por montagem de mal gosto publicado na internet, França dividida e a Rússia em guerra, uma onça raríssima (Puma concolor) que o pessoal até achava já extinta reaparece e o meu querido Gilberto Gil agora faz parte da Academia Brasileira de Letras.




10 de abril de 2022

ESTADO DA BAHIA

Governo do Estado da Bahia

http://www.bahia.ba.gov.br/

Meu navegador de internet reclamou: “site não seguro”. Rs rs

- Bolsa para estudantes de universidades públicas estaduais e estudantes da rede estadual assistem a um espetáculo de dança da Deborah Colker.

- Cursos gratuitos, agricultura familiar, mais programas para educação… Muito bom, muito bom. E o site é bonito, colorido.

- “Há 51 anos, Biblioteca Central promove acessibilidade com setor dedicado ao sistema Braille”

http://www.bahia.ba.gov.br/2022/04/noticias/cultura/ha-51-anos-biblioteca-central-promove-acessibilidade-com-setor-dedicado-ao-sistema-braille/

Biblioteca mais antiga da América Latina e primeira biblioteca pública do Brasil, a BCEB integra, por meio da Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP), da FPC, o grupo de trabalho de leitura inclusiva, que pauta todas as deficiências, em especial a visual.

Bonito bonito, mas vamos continuar.

11 de abril de 2022

(Achei um canal bom no YouTube, que mistura música boa com cenas de filmes e tal. Cultura pop. Tributos aos anos de 1980, 1970, 1990… Já vivo no mundo da Lua, o pessoal não colabora… Me perdi e atravessei o dia.)

Jornal Correio (“O que a Bahia quer saber”)

https://www.correio24horas.com.br/capa/

- Uma creche onde os pais ajudam.

- Atlético de Alagoinhas é bicampeão baiano.

- Silvia estava desempregada e sem dinheiro para o gás usou álcool.

O caso aconteceu em março e a jovem chegou a ficar 15 dias internada no hospital da cidade esperando uma vaga em uma unidade de referência no tratamento de queimados em São Paulo. Mesmo após ter sido transferida, com ajuda de um político local, para o Hospital Geral Vila Penteado, em São Paulo, Angélica não resistiu e morreu na última quarta-feira (6).

Pausa.

Eu nem devia ter destacado uma notícia dessas.

Pausa.

Não sei.

11 de abril. Mas mais tarde. 20 horas.

- Vai ter festa de São João.

- Atentado contra um comunicador social dono de um portal de internet.

- Um caso policial e político. Procurar, depois, visitar o portal Subúrbio News.

https://www.suburbionews.com.br/

- Procurar, depois, a obra do artista plástico espanhol Luis Burgos. Ele passou muito tempo na Bahia e a boa terra o inspirou bem.

(A internet “caiu”. Quando não é a dificuldade de concentração e preguiça, é isso. Rs rs)

12 de abril de 2022

16 de abril de 2022

O notebook sofreu alguma coisa, pois faz quase uma semana que ele não consegue conectar-se à internet. Não sei o motivo e não me importo.

Não me importo”, “Não me importo”… Ora, ora… Não posso ser classificado como viciado em computador e internet? Como eu “não me importo”? Isso é cura, amadurecimento ou indiferença movida a depressão? Eu não me importo.

Com a ajuda de um pen drive, comecei a salvar os arquivos mais importantes; caso o notebook estrague de vez. Se isso acontecer, quando vou ter um computador novo? Eu não tenho dinheiro e eu e meus pais já há muito tempo imprimimos as coisas na rua. Dado que há meses e meses a impressora já estragou. Mesmo assim acho que quando o notebook estragar acho que não vou ficar muito tempo sem computador.

A coisa mais delicada é quanto ao antivírus. Minha mãe usa um pen drive no computador da rádio comunitária, onde ela transmite e grava o seu programa sobre histórias positivas com músicas do Roberto Carlos. E para imprimir as coisas na rua, também usamos um pen drive. Bom, o pen drive com os arquivos importantes vai ser gravado e depois ele fica protegido. Vou usar um pen drive diferente para escrever textos futuros para o blog. Quando o computador novo chegar, vou ver se poderei aproveitar este pen drive. Ou escrevo tudo direto no caderno.

19 de abril de 2022

O computador voltou a acessar a internet e não sei explicar o motivo. Acho que foi alguma coisa ligada ao antivírus, mas não tenho certeza. Enfim, mexi e deu certo.

Havia duas notícias do Jornal Correio (“O que a Bahia quer saber”)

https://www.correio24horas.com.br/capa/ que eu queria comentar no/do dia 12 de abril, mas acho que perdi os links. Uma era sobre uma jovem atleta brasileira que sofreu um acidente e uma outra notícia que lembro nada. Mas tenho uma lista e sua ordem para seguir. Vamos seguir então.

19 de abril de 2022

Jornal Correio (“O que a Bahia quer saber”)

https://www.correio24horas.com.br/capa/

Não consegui reencontrar as duas notícias. Eu tinha que ter copiado os links em um texto. De repente lembrei-me que sou jornalista. Google + “jovem promessa do esporte acidente Mar” = Ela tem 16 anos e não é brasileira, é tunisiana. E foi na Tunísia onde ela morreu, ao ter o barco atingido fortemente pelos ventos do mar. Eya Guezguez é o seu nome e ela já tinha participado dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Realmente era uma promessa do esporte, mas o Mar a quis mais cedo em seu mundo.

Agora a outra notícia a minha memória não guardou nem pedacinhos.

- O município de Laje está em luto, pois sua jovem prefeita faleceu. Agradecer por minha mãe ter vencido o câncer.

- Não é só um desfile, é mais uma celebração da cultura negra brasileira. É o “Black Week”, modelos da periferia de Salvador e arredores e até mesmo artesãs e artesãos de Pirajá. Pai Roberto de Iansã é o idealizador do projeto. Neste anos alguns nomes a se destacar: Gerusa Menezzes, Eunice Sales Correia e Vander Charles.




19 de abril de 2022

Associação Nacional de Jornais

https://www.anj.org.br/

- https://www.anj.org.br/sem-cookies-muros-de-registro-oferecem-vantagens-aos-editores/ Os cookies estão sumindo da internet, então para coletar dados úteis dos navegadores da internet os sites de notícia tem que criar outras estratégias. Uma que tem feito mais sucesso é simplesmente oferecer a opção gratuita de preencher um breve formulário e com isso as leitoras e leitores podem acessar e comentar uma certa quantidade de material jornalístico exclusivo de alto preço. E, claro claro, deixando algumas migalhas de informações pessoais úteis para o departamento de jornalismo e de propaganda. Muitos acabam virando assinantes mesmo. O trem funciona, mas é bom observar que os exemplos ali no texto são estrangeiros. Pois é… Não sei se no Brasil a qualidade dos sites de notícia seriam suficientes para o pessoal acreditar nesta isca…

- https://www.anj.org.br/44998-2/

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmzBTZsLBxnGzsyJKYTQG616cmM1rb8-xNIqWowBcXLqGCag/viewform

Curso gratuito para jornalistas saberem mais sobre eleições e não escreverem tanta besteira. A iniciativa é da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação;https://jeduca.org.br/ ). O curso é bem longo e completo. Dado que talvez tenhamos o Apocalipse em 2022 acho que seria lindamente uma “banda de música do Titanic” na noite do naufrágio fazer este curso.




19 de abril de 2022

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60690640

IÊMEN

Mais de uma década de guerra civil. Mais de cem mil crianças mortas ou passando fome. Para a ONU é a principal tragédia da atualidade.

ETIÓPIA

O federalismo entrou em crise em novembro de 2020 e desde então o número de famílias passando fome é incalculável. A Anistia Internacional chama a atenção para o número de estupros.

MIANMAR

Em fevereiro de 2021 tivemos o mais novo capítulo da crise, mas essa crise o país asiático vive há anos. Do ponto de vista técnico podemos interpretar como guerra civil mesmo e o número dos deslocamentos de refugiados dentro do país impressiona.

SÍRIA

Ah, a Síria! Sangrando desde 2011. Meio milhão de mortos? Metade da população simplesmente abandonou um país destruído. Potências estrangeiras se digladiando em território sírio. E o Assad continua. Pior sem ele?

GUERRAS RELIGIOSAS NA ÁFRICA

Como se não bastasse a fome, a doença atacando os frágeis governos africanos… Em Moçambique em um estádio de futebol dezenas de prisioneiros foram decapitados. É o ISIS. Vários países sofrendo ao mesmo tempo. Como são vários países africanos sofrendo ao mesmo tempo, poderíamos esperar que nasceria uma espécie de união de países africanos o que até ajudaria a comunidade internacional ajudar. Mas parece que não está sendo assim.

HAITI

Desde a morte do presidente em 2021 o país sofre na mão de grupos armados que lutam pelo poder e houve até mais um grande terremoto recentemente. Há previsão de eleições para 2022, mas não há no horizonte grandes esperantes.

AFEGANISTÃO

O tempo passa e o Afeganistão continua na mesma. Um país pobre governado de maneira violenta.




19 de abril de 2022

Agência France-Presse

https://www.afp.com/pt

Israel ataca a Faixa de Gaza. Por mim a solução seria uma grande Israel mesmo, com a população árabe-palestina gradualmente assumindo maiores papéis na vida nacional. Dois Estados? Cara, respeite os fios brancos de minha barba!

Já começou a segunda parte na Guerra da Ucrânia. Mais sofrimento. A quantidade de ucranianos que deixaram o país assusta. Quero saber se a Europa vai ajudar a Ucrânia a se reerguer. Digo porque a Europa também não anda muito bem.

Meus sentimentos ao Cristiano Ronaldo, esposa, família e amigos.




Ah, chega! Quase dez páginas! Quem vai ler esse trem meu! Arght! Eu sou uma marmota. Perdão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!