domingo, 7 de agosto de 2022

Filosofia da Vida, Will

 

... mas a flecha está, em cada momento, num só lugar; e, portanto, esta em repouso em cada momento do seu voo. “Tudo pode ser provado com o raciocínio”, conclue Anatole France. “Zenão de Eléia demonstrou que uma flecha em movimento está sempre imóvel. Pode-se provar o contrário, embora, para sermos verdadeiros, tenhamos que confessar que é mais difícil. ””



Ninguém ainda mediu a potencialidade do homem para o bem.”



Foi Platão, o filósofo do amor, quem disse: “Aquele que não ama caminha no escuro”.”



Maria Luísa da Áustria gabava-se de obter de Napoleão tudo quanto queria, se chorava duas vezes.”



Um jornal de Baltimore informa-nos que recentemente um homem foi levado em bem crítica situação a um hospital daquela cidade, em consequência do assalto de três raparigas, numa floresta perto de Hurlock. Ia o homem caminhando a pé, quando as raparigas, de auto, lhe ofereceram um lugar. Aceitou. Depois de caminhados vários quilômetros, diz a vítima, elas detiveram o carro num sítio ermo. Durante o “petting party” que se seguiu, uma das moças enfureceu-se com sua falta de ardor. Um pega se seguiu. Enquanto duas o seguravam, a terceira o espetava cruelmente com um alfinete de chapéu. Por fim as raparigas fugiram. Deixando-o por terra naquele triste estado. É lá possível depois disso termos dúvida sobre a emancipação da mulher?” ((*))


Havemos de que encarar perigos e procurar a responsabilidade; poderemos ser batidos, aniquilados – mas a data da morte duma criatura que tem de morrer é detalhe cronológico sem importância para a filosofia.”



O economista belga Quetelet mostrou a notável regularidade estatística de ações aparentemente voluntárias, como o casamento, ou acidentais, como a colocação no correio de cartas sem endereço. Destes simples dados infiro que embora a conduta humana nos pareça livre quando vista em detalhes, revela-se quando vista em massa, determinada por forças alheias à vontade do indivíduo.”



Nem podemos definir o progresso com relação à felicidade, porque os idiotas são mais felizes que os gênios.”



Espantava-se Kant de que no mundo houvesse tanta bondade e tão pouca justiça; a razão, talvez, é que na bondade temos uma simpatia espontânea, e a justiça depende de raciocínio e julgamento.”



A ordem é um meio de conseguir liberdade, não o fim da liberdade; a liberdade não tem preço, já que é o instrumento vital da evolução. “No fim”, diz Goethe, “só a personalidade conta”.”



As minorias podem organizar-se; as maiorias, não – eis tudo. O governo ou é monárquico ou oligárquico, disso não há como escapar.”



Foi o que sucedeu a Pedro, o Grande, quando quis numa só geração ocidentalizar a Rússia – e o que sucedeu a Lenine quando quis faze-la socialista. O passado reage.”



Gabriel Tarde (1843-1904) mostra como os deuses mais despóticos eram os mais reverenciados – o que também acontece com os maridos.”



Tão real era a sociedade dos mortos, que em muitos lugares os chefes lhes enviavam mensagens pelo único meio de comunicação possível: um servo a quem cortavam a cabeça. Se era esquecido alguma coisa, lá ia outro escravo sem cabeça com o “post scriptum”.”



Como disse Renan, os gregos deram ao espírito humano a liberdade, mas os judeus trouxeram a fraternidade. A Grécia teve cultura, mas não revelou coração; até seus filósofos defendiam a escravidão. Se os gregos produziram arte e ciência, dos judeus saiu a ideia de justiça social e dos direitos do homem.”



“ “O cristianismo”, diz Renan, foi a “obra-prima do judaísmo.” Ou, na frase de Heine – uma heresia judaica.”



Também Lao-Tsé mandou que amássemos nossos inimigos. Mas Confúcio disse: “Com que, então, recompensará a bondade? Paga o bem com o bem, e o mal com a justiça.””



Converteram o imperador Constantino, dele obtiveram aquela famosa “Doação”, aceitaram legados opulentos, e por fim a Igreja dos pobres pescadores da Judéia se transformou na mais rica e poderosa organização que o mundo ainda viu.”



A humanidade não quer ciência – tem um pavor mortal à ciência, porque a ciência só ensina que a vida devora a vida e que toda vida morre. As massas jamais aceitarão a ciência enquanto a ciência não lhes der o paraíso na terra.”



Todas as verdades são velhas e só os poetas e os loucos podem ser originais.”



Duas coisas refutam Deus: a vida e a morte, nenhum médico ou general pode crer nele.”



Dean Swift, que devia conhecer muito bem a matéria, disse que temos religião bastante para nos fazer odiar, mas muito pouco para nos fazer amar uns aos outros.”



E ainda veremos a ciência e a religião unidas na mesma alma, como se mostraram em Leonardo, Spinoza e Goethe.”



Se conhecêssemos melhor a história nela encontraríamos elementos para grandes consolações. A perspectiva é tudo.”



Além disso só tem o direito de lamentar a morte quem ama a vida; para um pessimista a morte há de ser a maior das bênçãos.”


FILOSOFIA DA VIDA - Will Durant.

Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1948. Tradução de Monteiro Lobato.

* A edição brasileira é de 1948, mas o livro original (cujo o título é "The Mansions of Philoshophy") é de 1929. O que torna este trecho ainda mais interessante.

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