sexta-feira, 24 de março de 2023

Ficção Científica Brasileira

 

Ficção Científica Brasileira



Eu até li algo sobre, há alguns anos, sobre uma coleção de livros de ficção científica brasileira. Mas eram “e-books”, livros digitais. Eu não quero isso, quero livros convencionais. O cheiro e tato, também fazem parte da leitura para mim. Mas como escrevi, o trem faz tempo. Preciso procurar novamente a coleção, pois talvez haja volumes impressos. Enquanto não procuro por problemas de internet, faço o que posso.



É uma lista vinda da coleção legendária Biblioteca do Escoteiro Mirim (Editora Nova Cultural, Walt Disney, 1985, São Paulo, Brasil). Em um texto sobre escritores de ficção científica (só homens) no final da lista de estrangeiros há uma parte dedicada a autores brasileiros. São eles: J. Monteiro (Três Meses no Século 81, 1947; no texto é dito que J. Monteiro é o pioneiro brasileiro), André Carneiro, Fausto Cunha e Nelson Leirner. Sobre estes três últimos não há citação de títulos de autorias deles.


Então é isso, já temos algo por onde começar a conhecer a literatura de ficção científica brasileira.


Uma lembrança carinhosa entre eu e meu pai envolve justamente a ficção científica: ele lendo para mim, antes d´eu dormir, Da Terra À Lua; de Julio Verne. Foi bonito. Mas eu era bem criança e não lembro muito.


Atualização A internet voltou!

A coleção se chama “Ziguezague” e começou no finalzinho de 2019 e é de e-books mesmo. A editora é a Plutão ( https://www.plutaolivros.com.br/ ). Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!