sábado, 25 de março de 2023

Sapão e a Vanguarda Linguística

 

Sapão e a Vanguarda Linguística


Lamento não ser um Fernando Sabino para poder contar esta história de maneira mais atrativa, engraçada e inteligente. Dou o que o berço me deu, misturado com algumas coisas que consegui acrescentar em mim depois. Vamos lá.


Não lembro o ano. Lembro que era quando eu e um primo distante meu estávamos na mesma sala no colégio. Talvez 1998, 1997. Havia um colega nosso cujo o nome era/é André e cujo o apelido era/é? “Sapão”. O apelido “Sapão” foi dado a ele pelo modo exótico com a qual ele corria durante os jogos de basquete durante as aulas de educação física. Lembro de ouvir essa explicação, pois das aulas de educação física mesmo eu lembro nada. Aliás, aqui no blog já mencionei que lembranças do colégio nada tenho. Tamanho foi a minha “felicidade” lá. Mas é claro que algumas coisas a gente lembra. Mas onde eu estava?

Foi durante uma aula de português, não sei se gramática e/ou literatura. Era uma discussão aberta. Esse meu colega André toma a palavra e fala algo mais ou menos assim: “Bláblá… imagens televisivas bláblá...”. A expressão “imagens televisivas” fez a sala inteira rir sem parar. Mais ou menos três anos depois, talvez menos, a expressão “imagens televisivas” aparecia com frequência nos jornais, na televisão, tudo normalmente.

Franz Boas, Noam Chomsky, Roman Jakobson e Ferdinand de Saussure: - Nossa Aldrin, mas que história fabulosa! Um capítulo inesquecível da linguística!

Bom, bom, eu não lembro da expressão “imagens televisivas” antes e só. Tudo bem que, aborrecênte, não tinha um olhar erudito e atento diante da produção cultural da época para ter encontrado a expressão antes. Eu realmente não lembro dela antes do André. Mas a questão que gosto de lembrar do episódio como exemplo que como um termo deixa de ser estranho num momento e em outro momento todo mundo aceita. Sei lá, acho a história interessante.

Fim. Fim da história.

E todos viveram felizes para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!