quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

16 de fevereiro de 2023

 

16 de Fevereiro de 2023



O terremoto na Síria e Turquia

Meus sentimentos às famílias e aos amigos dos mortos e feridos. Que tragédia!

Enquanto eu escrevo isso, provavelmente já chegamos ao número de 4 mil mortos.”; eis o começo de um texto mental que comecei a escrever para ser publicado aqui no blog no dia seguinte ao ocorrido no dia 6 de fevereiro. Não escrevi o texto e os números cresceram muito mais rápido do que eu poderia imaginar. Espantoso também são as histórias de sobreviventes, como de uma idosa ou crianças bem pequenas resgatadas mais de uma semana após os terremotos.

Sempre quando acontece um terremoto naquela região entre Ásia e Europa eu lembro do Grande Terremoto de Lisboa (primeiro de novembro de 1755). Talvez o terremoto mais forte a atingir a Europa, matando dezenas e dezenas de pessoas e quase destruindo toda Lisboa. E ainda marcou a sensibilidade e a intelectualidade europeia iluminista: Voltaire e Rousseau discutiram entre si publicamente sobre o papel do humano frente a natureza. Foi nessa época que Voltaire escreveu o seu mais famoso conto Cândido – Ou do Otimismo e Rousseau consolidou suas críticas ao que a civilização impunha a nós como estilo de vida ideal.


Comediante Lea e a Violência Doméstica contra Mulheres

Levei um grande e autêntico susto e só depois de alguns dias tive coragem de assistir ao vídeo onde ela aparece triste e com o braço machucado. Incrível, eles pareciam tão jovens, modernos e felizes! Não acompanhei muito de perto o ocorrido depois. Nem sei como hoje está a investigação policial. Me importa saber que ela esteja bem. É útil essa história nos inspirar a questionar o quão difícil é o processo de conhecer alguém realmente. Coisa importante em um mundo onde as conversas são mudas e narcisísticas.


Um Jornal Impresso

Voltando a dormir mal, voltando a acordar cedo demais angustiado com minha vida de astronauta perdido em um planeta ainda mais perdido em um braço periférico da galáxia Via Láctea.

Ocorreu-me hoje de manhã fazer um jornalzinho cultural. Sobre livros, filmes mesmo e sobre essa biblioteca comunitária aqui de casa que nunca é inaugurada. Coisa amena, de quatro páginas, impossível de magoar alguém coisa importante para um hipocondríaco jurídico como eu; e que ao mesmo tempo justifique o fato d´eu ter escolhido a profissão de jornalista. Quem sabe? Escolher a profissão de jornalista, saber que Lúcio Flávio Pinto é o maior jornalista do Brasil; tudo tudo isso não pode me motivar a fazer um jornalzinho impresso sobre cultura e amenidades? Naturalmente que neste mundo pouca cultura e amenidade também podem incomodar o poder. O poder é arbitrário também no que pode ou não pode machucá-lo.


Acidente Tóxico nos Estados Unidos

Aconteceu antes mesmo do terremoto na Síria e Turquia (o acidente de trem foi no dia 3 de fevereiro). Assim como o Acidente na Usina Nuclear de Fukushima (março de 2011), ficamos desconfiados com o que os políticos informam. Dilema típico do início do século XX e cada vez mais intenso no século XXI com internet: aumenta a massa anônima, aumenta as informações erradas e certas, aumenta o poder de empresas e governos e aumenta a desconfiança entre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!