quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Alberto e seu Amigo Sapo

 

Alberto e seu Amigo Sapo



Meu Amor, o desafio era decolar pelos próprios meios e não construir um planador que seja mais eficiente que os outros. O 14-Bis tinha os defeitos que se espera do primeiro avião. Menos de seis meses depois os filhotes criados por outros inventores já estavam voando também na França.


Mas você pode colocar agora mesmo um ventilador em uma asa-delta e brincar com o conceito de “avião” e “planador”. Garanto que você vai se divertir mais do que se construísse uma réplica do Flyer 1, Flyer 2 e Flyer 3 e tentasse mostrar que eles são melhores que o primeiro avião que Alberto Santos Dumont construiu.


Abraços de um sapo brasileiro.

2 de fevereiro de 2023. 150 anos de nascimento do Pai da Aviação.


My Love, the challenge was to take off by the means themselves and not build a glider that is more efficient than the others. The 14-Bis had the defects expected from the first plane. Less than six months later the children raised by other inventors were already flying also in France.


But you can put right now a fan on a hang glider and play with the concept of "airplane" and "glider". I guarantee you'll have more fun than if you built a replica of Flyer 1, Flyer 2 and Flyer 3 and tried to show that they're better than the first plane Alberto Santos Dumont built.


Hugs from a Brazilian frog.

February 2, 2023. 150 years of the birth of the Father of Aviation.”

Eu acho que eu seria um bom advogado.

Mas vamos contar a história desde o início.


Começa com um vídeo do Canal Footprints In American History ( https://www.youtube.com/@footprintsinamericanhistory ), dedicado a contar a história estadunidense. Em um vídeo é tratado o tema da criação do avião e é mostrado um pouco da vida de quatro pioneiros: Alberto Santos-Dumont, Gustave Whitehead, os Irmãos Wright e Lawrence Hargrave ( https://www.youtube.com/watch?v=EW0M5dYBz-Y&lc=UgwB0JiqD2PsQxx1TeV4AaABAg.9dyV6glEWlx9lbi9rwnx20 ).

Aí eu escrevi um comentário. Em português e em inglês (com a ajuda do Bing Tradutor [ https://www.bing.com/translator/?mkt=pt-br ], que eu acho melhor que o Google Tradutor). Acho que uma resposta em duas línguas é mais profissional, mesmo porque só em inglês eu poderia ser vítima de uma erro de tradução e eu não queria atrapalhar a Causa do Santos Dumont.

Excelente vídeo. Simples e completo. Estudar a história do nosso país é ajudar a comunidade a permanecer coesa. Isso ajuda a combater a injustiça.


Eu não conhecia a história de Gustave Whitehead e Lawrence Hargrave. Estamos falando do século XX então naturalmente os registros históricos permitem escrever e reescrever a história com mais facilidade. História humana sempre viva.


Foi uma corrida incomparável. Em 1900 todo mundo queria voar e todos tinham as mesmas peças do quebra-cabeça: Newton e Bernoulli, os planadores e os motores. Todo mundo queria a mesma coisa. A diferença para o vencedor seria mínima. Não era um trabalho para o talento, mas sim para a genialidade.


Agora… Data vênia… A companhia é nobre, mas preciso defender o valor exato do meu conterrâneo.

O meu voto vai para Santos Dumont. Não porque o voo do 14-Bis foi registrado, mas porque Dumont fez o serviço completo: o domínio dos balões, a estabilidade do motor no ar, os recordes de distância e altura e o Demoiselle. Em 1909 Santos Dumont sente os primeiros sinais de sofrimento mental e saí de cena. Mas as lições básicas estavam publicadas todas: os alunos aprenderam rápido, como vimos.

Outra vantagem de Dumont é a personalidade atraente: a loucura, o amor, os momentos em que ele quase morreu, a generosidade na hora de divulgar as suas descobertas e a decepção com o uso bélico dos aviões e o fim trágico. Daria um bom personagem de filme.


Aqui no Brasil os que não aceitam Santos Dumont citam os Irmãos Wright como os criadores do avião. E aqui no Brasil muita gente não gosta do Santos Dumont. Ou melhor: não conhecem ele. É falta de Amor próprio e também porque o país é pobre e o patriotismo aqui é ensinado de maneira errada. Mas isso é uma outra história.


Um grande abraço.


Excellent video. Simple and complete. To study the history of our country is to help the community remain cohesive. This helps fight injustice.


I didn't know the story of Gustave Whitehead and Lawrence Hargrave. We are talking about the twentieth century so of course historical records allow writing and rewriting history more easily. Human history always alive.


It was an incomparable race. In 1900 everyone wanted to fly and everyone had the same pieces of the puzzle: Newton and Bernoulli, the gliders and the engines. Everybody wanted the same thing. The difference for the winner would be minimal. It wasn't a job for talent, it was a job for genius.


Now... Date vênia... The company is noble, but I must defend the exact value of my countryman.

My vote goes to Santos Dumont. Not because the 14-Bis flight was recorded, but because Dumont did the full service: the dominance of the balloons, the stability of the engine in the air, the distance and height records and the Demoiselle. In 1909 Santos Dumont felt the first signs of mental suffering and left the scene. But the basic lessons were all published: students learned quickly, as we saw.

Another advantage of Dumont is the attractive personality: madness, love, the moments when he almost died, generosity in the time of disclosing his discoveries and disappointment with the warlike use of airplanes. It would make a good movie character.


Here in Brazil those who do not accept Santos Dumont cite the Wright Brothers as the creators of the plane. And here in Brazil a lot of people don't like Santos Dumont. Or rather, they don't know him. It is lack of self-love and also because the country is poor and patriotism here is taught in the wrong way. But that's another story.


A big hug.

(Bing tradutor)

Com educação e diplomacia, não podemos esquecer o espectro do patriotismo que ronda a questão da invenção do avião, a equipe do Canal Footprints In American History me respondeu.

Thank you so much! I wanted to simply present the information and let people decide for themselves. And if they find things in research that reveal otherwise, to tell me so that I can reexamine the facts myself. I have found all of the information fascinating. Thank you so much for the kind words!

Vou usar o Bing Tradutor.

Muito obrigado! Eu queria simplesmente apresentar a informação e deixar as pessoas decidirem por si mesmas. E se eles encontrarem coisas em pesquisas que revelem o contrário, para me dizer para que eu possa reexaminar os fatos eu mesmo. Achei todas as informações fascinantes. Muito obrigado pelas amáveis palavras!

Então hoje, 2 de fevereiro de 2023, ao entrar no YouTube, recebo a notificação que uma resposta nova apareceu na discussão. O Canal Abcde ( https://www.youtube.com/channel/UCF3IF6nQTUyEdr4vB3aoOcQ ) escreveu o seguinte para mim:

Very logical. Santos Dumont, who hopped a plane like a frog without lateral control in 1906, when the Wrights did the same in 1903, WITH lateral control, was the first to fly and control a heavier than air because he was balloonist who was mad and in love and disclosed his secrets. Very logical

Mais uma vez usando o Bing Tradutor:

Muito lógico. Santos Dumont, que saltou um avião como um sapo sem controle lateral em 1906, quando os Wright fizeram o mesmo em 1903, COM controle lateral, foi o primeiro a voar e controlar um mais pesado que o ar porque era balonista louco e apaixonado e revelou seus segredos. Muito lógico

Ao que eu respondi a resposta que está no início deste texto. Vou repetir para a história ficar completa e também porque sou vaidoso e gostei da minha resposta.

Meu Amor, o desafio era decolar pelos próprios meios e não construir um planador que seja mais eficiente que os outros. O 14-Bis tinha os defeitos que se espera do primeiro avião. Menos de seis meses depois os filhotes criados por outros inventores já estavam voando também na França.


Mas você pode colocar agora mesmo um ventilador em uma asa-delta e brincar com o conceito de “avião” e “planador”. Garanto que você vai se divertir mais do que se construísse uma réplica do Flyer 1, Flyer 2 e Flyer 3 e tentasse mostrar que eles são melhores que o primeiro avião que Alberto Santos Dumont construiu.


Abraços de um sapo brasileiro.

2 de fevereiro de 2023. 150 anos de nascimento do Pai da Aviação.


My Love, the challenge was to take off by the means themselves and not build a glider that is more efficient than the others. The 14-Bis had the defects expected from the first plane. Less than six months later the children raised by other inventors were already flying also in France.


But you can put right now a fan on a hang glider and play with the concept of "airplane" and "glider". I guarantee you'll have more fun than if you built a replica of Flyer 1, Flyer 2 and Flyer 3 and tried to show that they're better than the first plane Alberto Santos Dumont built.


Hugs from a Brazilian frog.

February 2, 2023. 150 years of the birth of the Father of Aviation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!