segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

William James 28 de 36

 

William James 28 de 36


Os alunos podem sim aprender desde cedo os segredos e potencialidades do que a psicologia pode nos ensinar sobre o hábito. Que as professoras e os professores estejam muito atentos a explicar sobre isso mais cedo do que se poderia supor. E que não tenham medo se a explicação tiver momentos abstratos, pois as alunas e alunos entendem sim.

Não, é mais do que simplesmente no começo do semestre / curso de artes marciais a explicação dos horários e as punições por indisciplina. Não, não. É para explicar sobre como o hábito é poderoso e pode potencializar o poder de nossas virtudes. A psicologia sabe muito bem tudo sobre isso.



Livremente inspirado em “William James e a Psicologia da Consciência”, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!