sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

3 de fevereiro de 2023

 

3 de fevereiro de 2023


Genocídio contra os brasileiros Yanomami

Eu não queria escrever sobre o assunto, porque ele é ruim demais. Me faz muito mal. Nem me informar muito sobre o assunto eu quis, para não sentir-me ainda pior. Agora escrevendo aqui, passando rapidamente os olhos em algumas notícias vamos ver juntos a magnitude da tragédia que se revela agora que dezembro de 2022 acabou: endinheirados de São Paulo “lavando” dinheiro de garimpos ilegais; adolescentes grávidas de garimpeiros; invasão de terra; rios poluídos com mercúrio; malária; crianças morrendo de fome; Roraima avisou e avisou Brasília que a situação estava ruim há tempos; o Tribunal de Contas da União tendo que sentar e trabalhar junto com a Controladoria-Geral da União porque a dimensão do trem ainda não foi plenamente visualizado apesar da crise ter mais ou menos um mês já; e terminamos com o brasileiríssimo jogo de empurra-empurra: “mas eu sabia de nada / o dinheiro foi enviado não sei o que aconteceu / veja bem, nós fizemos um trabalho a ali parecia tudo ok / também estou tão chocado quanto vocês...” E etc, etc. Muito brasileiro isso.

Brasileiros yanomami morrendo de fome, parte de nossas florestas deixadas desamparadas de nossa justiça deixando espaço para a Lei do Mais Cruel. Olhem essas fotos de crianças e idoso “pele e osso”. O horror, o horror.




Glória Maria

Meus sentimos à família e amigos. Um dos rostos mais familiares da televisão brasileira, parte mesmo de nossas famílias. Mulher e mulher negra no Brasil! Imagine! Quando entrei na faculdade de jornalismo em 2002, as mulheres já eram maioria. Mas ali já era mais ou menos um ano de consolidação da presença feminina, nada comparado ao começo da carreira de Glória Maria. Vai fazer muita falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!