terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Desculpa, Classe Média

 

Desculpa, Classe Média


Sempre em busca do Amor, eu fiz no YouTube um comentário maldoso sobre a classe média em busca de “likes” daquela esquerda jacobina. Consegui os “likes” e continuar sem Amor. Nem sei o que é Amor e se eu o mereço. De qualquer forma devo desculpas e vou procurar a redenção da pior maneira possível: sendo um sociólogo: o que é a classe média?



Existem ricos e existem pobres; existe a classe média ou ela é invenção de economistas e sociólogos com suas calculadoras e tabelas e gráficos e esquemas que não sabem o que é a luz da Lua e uma goiabeira?

Um líder socialista-marxista aproxima-se de uma pessoa da classe média, esperando encontrar alguém próximo dos pobres como este líder socialista é; mas na realidade encontrou alguém mais próximo dos valores de uma pessoa rica. Há o choque e ambos se afastam, com decepção e receio um do outro. Mas existe sim uma classe média, uma classe média brasileira. Num país pobre, com medo de identificar-se com os pobres. Com inveja da minoria rica, a qual este país obedece. Com orgulho doloroso pois lê nos jornais há mais de trinta anos desde o fim da Ditadura Militar que é ela quem paga impostos inúteis, é ela que sustenta este país, é ela que move este país, é ela que trabalha e dá emprego e é ela que sofre com a violência urbana todos os dias. O Brasil não escuta as lágrimas dos pobres, mas escuta as lágrimas da sua classe média; não que na prática isso signifique muito. O Brasil continua sendo essencialmente um país injusto. Mas a classe média é sim mais atendida que os pobres no Brasil. Mas o desejo é desejo e não tem fim.

Enfim, é preciso também lembrar que a classe média vai às ruas contra João Goulart e contra a Dilma Rousseff. Os nossos ricos não precisam, eles dão três ou quatro telefonemas e fazem uma ou duas reuniões e pronto. A classe média brasileira podia se inspirar em outras classes médias de outros países onde ela é tão ou mais motores de mudança e progresso que as classes pobres trabalhadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!