segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Ignorância, mas em movimento

 

Ignorância, mas em movimento


Não sou ateu, sou agnóstico. O que na prática, - nos debates , é mais perigoso. O Sócrates está aqui e não me deixa mentir. Perguntar querendo saber é uma coisa perigosa. Usei o itálico porque também há nos debates o perguntar por perguntar, uma das várias ferramentas retóricas bobas. Quer dizer, não há essencialmente armas retóricas bobas há a intenção boba de usá-las. Aí você pergunta querendo saber e tanto o teísta e o ateísta podem ficar equilibrando-se mal na corda bamba. Certeza na metafísica? Ora, ora...

domingo, 4 de dezembro de 2022

William James 13 de 36

 

William James 13 de 36


O ser humano é racional, o ser humano é racional. O ser humano é racional é racional. Ou, pelo menos, mais racional do que podemos concluir depois de lermos notícias na internet ou depois que fazemos alguma bobagem e sofremos depois. Inclusive isso é uma discussão poderosa em nosso tempo: a cultura atual incentiva mais a nossa racionalidade ou a nossa irracionalidade? Violência nas ruas sendo destacadas nos jornais televisivos, filmes, algorítimo do youtube… tudo tudo isso estimula mais as nossas sinapses ou nosso ranger de dentes / saliva? Podemos dizer que o resultado é bom? Bom a curto, ou a médio e ou longo prazo? Boas questões.


Mas não é exclusivamente nossa sensação física. Podemos ficar chateados, julgar que nossa tristeza ali na mesa do bar com amigos é tola; mas se conscientizarmos que a origem é porque vimos pela televisão o nosso time de futebol do coração perder uma partida; o sentimentos nosso não serão julgados inadequadamente. “Fiquei chateado, mas foi por causa do futebol. Isso acontece. Eu poderia ter ficado feliz se fosse outro resultado ao final da partida. Isso acontece. Bola para frente.” É a reação física mais a nossa percepção da situação.

Percepção da situação.

Percepção da situação…

O marmota aqui está começando a entender o nome do capítulo “William James e a Psicologia da Consciência”. (risos)




Livremente inspirado em “William James e a Psicologia da Consciência”, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).

sábado, 3 de dezembro de 2022

William James 12 de 36

 

William James 12 de 36


Treinar a Nossa Vontade como um músculo, e essa imagem não é exatamente assim porque eu vesti a essência de um sábio oriental. Não, não, o trem é stricto sensu mesmo.

E eu até achei difícil evitar brotar em minha boca um sorriso ao ler a página. Uma maneira de fortalecer a nossa vontade para fazer o que desejamos posteriormente é treinar fazermos diariamente algo inútil. Aqui é perigoso o caleidoscópio das palavras fazer o sentido profundo da lição perder-se.

Então vamos lá: seja herói todo dia ao fazer algo inútil que seja útil apenas porque é inútil e difícil e que vai fazer a sua vontade livre ficar mais forte na hora certa. Entendeu? Disciplina, esforço. Arranje um trem inútil, desagradável de fazer e faça-o. Faça todo dia. Faça todo dia. Concentração, energia e renúncia transformarão você em uma árvore alta forte e sadia; em meio ao capim fraco e amarelado de seus camaradas fracos de vontade que mordem a primeira isca quando esta aparece e rouba o tempo deles.

Parece bobo. Vamos tentar então?




Livremente inspirado em “William James e a Psicologia da Consciência”, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

William James 11 de 36

 

William James 11 de 36


Depois de 10 publicações, acho que é hora de fazer um resumo do resumo como se estivéssemos dentro de uma apostila fina de fim de ano de supletivo noturno em um lugar periférico de uma cidade pobre. Aliás, eu já estudei em um supletivo assim, voltava de ônibus a noite e por causa da videolocadora que havia ali perto eu me curei do trauma de assistir “O Homem Elefante” (“The Elephant Man”, 1980, John Merrick, David Lynch, Christopher De Vore, Eric Bergren, John Hurt e etc.). Héin? Eu nunca contei essa história?

Mas onde eu estava?


Ame o que tem que ser amado dentro de você e odeie o que tem que ser odiado dentro de você; mas aceite esta balança interna.

Acredite que você quer realizar o projeto.

William James era um autor honesto e humilde.

Um motivo para sermos humilde para com nós mesmos e para as outras pessoas, é lembrar que nós estamos sempre mudando.

A Legião Urbana estava certa quando cantava “disciplina é liberdade”.

A gente já tem a semente para mudar radicalmente para melhor as nossas vidas.

-- “O pessimismo é essencialmente uma doença religiosa.” : William James em The Will to Believe and Other Essays in Popular Philosophy. Nova Iorque e Londres, Longmann, Green and Company, 1896.

Ver a realidade internamente, para sabermos melhor relacionar-nos com outras pessoas.

Queremos segurança do grupo e também a solidão da nossa vitória exclusiva.

Agora podemos voltar à série normalmente.

Agora pela primeira vez na casa da psicologia temos um cômodo onde o piso é escorregadio. Vamos discutir o querer. Muito conhecida, pouco conhecida. Muito sentida, pouco conhecida. Vamos ver como vai a minha didática. Sou filho de dois professores e leio Bertrand Russell desde a aborrecência e este tinha uma clareza que tornou-se lendária.


Nossa, o trem é complicado. Mas vamos lá. Até me lembrei de uma citação do Francis Bacon e que até hoje não entendi direito sobre o mesmo assunto. (*) Mas vamos lá, vamos lá. Cuidado para não ficar abstrato demais. Como pode ficar abstrato falar sobre o querer? Ah, vamos ver...

Querer não é um ato puro, isolado, em si mesmo, querer é sempre ligado. Ligado à consciência para que a ação desejada possa revelar-se. A intenção deve ser registrada e estabilizada. Aí a ideia prevalece e fica estável também. E com isso o querer pode ficar estável também. A ação, acontecendo ou não, coisa praticamente imaterial em sua natureza; não é tão importante assim nessa nossa discussão. O importante aqui é registrar e estabilizar. Deixar a consciência com as suas gavetas limpas e organizadas. Tudo no lugar e funcionando limpinho. O arbítrio fica feliz com uma ideia estabilizada.

Então morrendo de medo de ter explicado errado, eu resumo que o importante aqui é, ao olhar internamente, é que tudo esteja com as cortinas abertas para a luz passar e que esteja tudo numa estabilidade de foto oficial para algum cargo público.


* No último instante julguei que a citação deve aparecer na série aqui sobre o behaviorismo. Não sei se por capricho ou por preguiça, pois a citação é grande. Um parágrafo enoooorme.


Livremente inspirado em “William James e a Psicologia da Consciência”, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).