sábado, 3 de dezembro de 2022

William James 12 de 36

 

William James 12 de 36


Treinar a Nossa Vontade como um músculo, e essa imagem não é exatamente assim porque eu vesti a essência de um sábio oriental. Não, não, o trem é stricto sensu mesmo.

E eu até achei difícil evitar brotar em minha boca um sorriso ao ler a página. Uma maneira de fortalecer a nossa vontade para fazer o que desejamos posteriormente é treinar fazermos diariamente algo inútil. Aqui é perigoso o caleidoscópio das palavras fazer o sentido profundo da lição perder-se.

Então vamos lá: seja herói todo dia ao fazer algo inútil que seja útil apenas porque é inútil e difícil e que vai fazer a sua vontade livre ficar mais forte na hora certa. Entendeu? Disciplina, esforço. Arranje um trem inútil, desagradável de fazer e faça-o. Faça todo dia. Faça todo dia. Concentração, energia e renúncia transformarão você em uma árvore alta forte e sadia; em meio ao capim fraco e amarelado de seus camaradas fracos de vontade que mordem a primeira isca quando esta aparece e rouba o tempo deles.

Parece bobo. Vamos tentar então?




Livremente inspirado em “William James e a Psicologia da Consciência”, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!