sexta-feira, 2 de abril de 2021

Amigos do Palhaço Benjamin

 

MEU ARQUIVO DE MATERIAL JORNALÍSTICO: VEREDAS 7

- Um pouco de história. Começou com o meu pai, professor de geografia e história. Ele costumava guardar recortes de jornais e revistas. Além disso ele e eu gravávamos vários programas de televisão em fitas VHS: filmes de arte por causa de suas histórias, filmes ruins por causa de seus efeitos especiais, vídeos engraçados do "Domingão do Faustão", reportagens, documentários como “Xingu primeira série” e séries como "Holocausto A Saga da Família Weiss" e etc. Em 1998 o videocassete já estava estragado e as fitas abandonadas. Meu pai se afastou do magistério em meados de 2005, mas os recortes e revistas e jornais antigos foram abandonados muito muito antes. Mas minha memória fazia o antigo prazer de guardar pedaços da história humana ainda pulsar e, quando entrei na faculdade para estudar jornalismo; cismei que montar um arquivo de material jornalístico poderia ajudar-me a fazer o meu jornal.

Acabei juntando alguma coisa. Querem conhecer? Vamos lá.


11 - - Notas do meu caderno, depois que abandonei parte do material que eu tinha guardado (por motivos de espaço).

Os músicos Ratnabali Adhikari, Maurício Tapajós, Sérgio Sampaio, Sidney Miller, Tenório Júnior, Torquato Neto, Isaura Garcia e Vassourinha (procurar a música “Juraci”) e Patápio Silva.


- A Orquestra Cyclophonica.


- COURO DOS ESPÍRITOS – Índios Gavião Ikolens (Roraima), antropóloga Betty Mindlin e Editora Senac.


- Os poetas João Batista Jorge e Jovino Machado.


- O palhaço de circo Benjamin de Oliveira. Um artista realmente revolucionário.


- A ARTE DO DESEJOSimone Ostrowski.


- O artista plástico Marcos Coelho Benjamin.


- Procurar o filme dirigido pela cantora e compositora Pitty.


- O projeto DIÁRIO DE BORDO, de Lieli Loures, Raquel Alvarenga e Ineo Matsui.


- O documentário Hotxuá, de Letícia Sabatella. É sobre os índios Khahôs (Tocantins).


- O curta-metragem Avante, Camaradas!, da Micheline Bondi; conta a história de como um hino comunista em homenagem a Prestes, - composto pelo Antonino Espírito Santo –, foi adotado pelo exército brasileiro como um de seus hinos mais populares.


- Uma cientista que amava o Brasil: Johanna Dobereiner: escrevia muito e ela foi uma das responsáveis pelo Brasil ser hoje um dos campeões mundiais de cultivo de soja.


- O livro A Idade do Ouro do Brasil, de Charles R. Boxer.


- A cantora Claudia Manzo.


- Dois livros de Joaquim Felício dos Santos: Acayaca 1729 e Memórias do Distrito Diamantino.


- O Brasil e a Questão Judaica, de Jeffrey Lesser.


- As cantoras Paula Lima, Daúde, Arícia Mess e Clementina de Jesus.


- O escritor José Agrippino de Paula.


- Há um autorretrato em que o Van Gogh pintou-se igual ao Stifer de American Pie.


- Artistas estrangeiros apaixonados pelo Brasil: Carybé, Curt Lange, Franz Krajcberg, Jeanne Milde, Mika Kaurismaki, Toshiko Ishii, Nicolas Krassic.


- O filme “Princesas”. É sobre a importância da amizade.


- O livro-CD Desenrolando a Língua, da instrumentista, compositora e cantora Anna Ly.


- Autorretrato do Brasil, antologia de obras organizada por Marcio Rebello.


- Compositora e cantora Lisa Ono.


- Conhecer a obra teatral de Antônio Callado e não ficar exclusivamente em seus romances.


- Dois livros de Luiza Meyer dedicados ao público infantil.


- Geraldo Pereira. Ele é compositor e cantor.


- O instrumentista Raphael Rabello.


- O escritor Octávio Tarquínio.


- As notas estão vagas, eu poderia ter buscado mais detalhes na internet. Eu vou e sei que os leitores não são tão preguiçosos quanto eu. Eu escrevi este texto quando eu estava sem internet. Para bom entendedor tudo pode se transformar em um bom mapa a indicar um bom caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!