domingo, 30 de abril de 2023

Alfred Adler 3 de 17

 

Alfred Adler 3 de 17

 

A gente sonha, reconstrói a percepção da realidade e imagina um futuro; e isso é fundamental para influenciar o nosso comportamento. A filosofia do “Como se” / “Ficcionalismo” do Hans Vaihinger influenciou demais o nosso Alfred Adler.

 

Agora pausa.

Pode parecer bobo dizer que sonhamos e imaginamos e isso tudo nos influencia; mas filosofia é filosofia… O modo como orientamos nossas vidas, o modo como vemos o mundo é influenciado por ficções criados por nós muitas vezes sem a gente mesmo perceber. E nem sabemos direitos que sonhos direitos são esses que criamos! E outro detalhe fundamental: Adler junto com Vaihinger está nos dizendo que nossas perspectivas de futuro são tão ou mais importantes que o peso do passado e isso não é tão óbvio assim para a maioria das pessoas. É mais comum a gente considerar o passado constituindo um peso mais influenciador. E nem tanto um futuro sonhado ser um centro atraindo as nossas vidas.

 

 

 

Livremente inspirado em “Alfred Adler e a Psicologia Individual”, capítulo 3 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).

 

Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!