Alberto
e seu Amigo Sapo
“Meu
Amor, o desafio era decolar pelos próprios meios e não construir um
planador que seja mais eficiente que os outros. O 14-Bis tinha os
defeitos que se espera do primeiro avião. Menos de seis meses depois
os filhotes criados por outros inventores já estavam voando também
na França.
Mas
você pode colocar agora mesmo um ventilador em uma asa-delta e
brincar com o conceito de “avião” e “planador”. Garanto que
você vai se divertir mais do que se construísse uma réplica do
Flyer 1, Flyer 2 e Flyer 3 e tentasse mostrar que eles são melhores
que o primeiro avião que Alberto Santos Dumont construiu.
Abraços
de um sapo brasileiro.
2
de fevereiro de 2023. 150 anos de nascimento do Pai da Aviação.
My
Love, the challenge was to take off by the means themselves and not
build a glider that is more efficient than the others. The 14-Bis had
the defects expected from the first plane. Less than six months later
the children raised by other inventors were already flying also in
France.
But
you can put right now a fan on a hang glider and play with the
concept of "airplane" and "glider". I guarantee
you'll have more fun than if you built a replica of Flyer 1, Flyer 2
and Flyer 3 and tried to show that they're better than the first
plane Alberto Santos Dumont built.
Hugs
from a Brazilian frog.
February
2, 2023. 150 years of the birth of the Father of Aviation.”
Eu
acho que eu seria um bom advogado.
Mas
vamos contar a história desde o início.
Começa
com um vídeo do Canal Footprints In American History (
https://www.youtube.com/@footprintsinamericanhistory
), dedicado a contar a história estadunidense. Em um vídeo é
tratado o tema da criação do avião e é mostrado um pouco da vida
de quatro pioneiros: Alberto Santos-Dumont, Gustave
Whitehead, os Irmãos Wright e Lawrence Hargrave
(
https://www.youtube.com/watch?v=EW0M5dYBz-Y&lc=UgwB0JiqD2PsQxx1TeV4AaABAg.9dyV6glEWlx9lbi9rwnx20
).
Aí
eu escrevi um comentário. Em português e em inglês (com a ajuda do
Bing Tradutor [ https://www.bing.com/translator/?mkt=pt-br
], que eu acho melhor que o Google Tradutor). Acho que uma resposta
em duas línguas é mais profissional, mesmo porque só em inglês eu
poderia ser vítima de uma erro de tradução e eu não queria
atrapalhar a Causa do Santos Dumont.
“Excelente
vídeo. Simples e completo. Estudar a história do nosso país é
ajudar a comunidade a permanecer coesa. Isso ajuda a combater a
injustiça.
Eu
não conhecia a história de Gustave Whitehead e Lawrence
Hargrave. Estamos falando do século XX então naturalmente os
registros históricos permitem escrever e reescrever a história com
mais facilidade. História humana sempre viva.
Foi
uma corrida incomparável. Em 1900 todo mundo queria voar e todos
tinham as mesmas peças do quebra-cabeça: Newton e Bernoulli,
os planadores e os motores. Todo mundo queria a mesma coisa. A
diferença para o vencedor seria mínima. Não era um trabalho para o
talento, mas sim para a genialidade.
Agora…
Data vênia… A companhia é nobre, mas preciso defender o valor
exato do meu conterrâneo.
O
meu voto vai para Santos Dumont. Não porque o voo do 14-Bis
foi registrado, mas porque Dumont fez o serviço completo: o domínio
dos balões, a estabilidade do motor no ar, os recordes de distância
e altura e o Demoiselle. Em 1909 Santos Dumont sente os
primeiros sinais de sofrimento mental e saí de cena. Mas as lições
básicas estavam publicadas todas: os alunos aprenderam rápido, como
vimos.
Outra
vantagem de Dumont é a personalidade atraente: a loucura, o
amor, os momentos em que ele quase morreu, a generosidade na hora de
divulgar as suas descobertas e a decepção com o uso bélico dos
aviões e o fim trágico. Daria um bom personagem de filme.
Aqui
no Brasil os que não aceitam Santos Dumont citam os Irmãos
Wright como os criadores do avião. E aqui no Brasil muita gente
não gosta do Santos Dumont. Ou melhor: não conhecem ele. É
falta de Amor próprio e também porque o país é pobre e o
patriotismo aqui é ensinado de maneira errada. Mas isso é uma outra
história.
Um
grande abraço.
Excellent
video. Simple and complete. To study the history of our country is to
help the community remain cohesive. This helps fight injustice.
I
didn't know the story of Gustave Whitehead and Lawrence
Hargrave. We are talking about the twentieth century so of course
historical records allow writing and rewriting history more easily.
Human history always alive.
It
was an incomparable race. In 1900 everyone wanted to fly and everyone
had the same pieces of the puzzle: Newton and Bernoulli,
the gliders and the engines. Everybody wanted the same thing. The
difference for the winner would be minimal. It wasn't a job for
talent, it was a job for genius.
Now...
Date vênia... The company is noble, but I must defend the exact
value of my countryman.
My
vote goes to Santos Dumont. Not because the 14-Bis flight was
recorded, but because Dumont did the full service: the
dominance of the balloons, the stability of the engine in the air,
the distance and height records and the Demoiselle. In 1909 Santos
Dumont felt the first signs of mental suffering and left the
scene. But the basic lessons were all published: students learned
quickly, as we saw.
Another
advantage of Dumont is the attractive personality: madness, love, the
moments when he almost died, generosity in the time of disclosing his
discoveries and disappointment with the warlike use of airplanes. It
would make a good movie character.
Here
in Brazil those who do not accept Santos Dumont cite the
Wright Brothers as the creators of the plane. And here in
Brazil a lot of people don't like Santos Dumont. Or rather,
they don't know him. It is lack of self-love and also because the
country is poor and patriotism here is taught in the wrong way. But
that's another story.
A
big hug.
(Bing
tradutor)”
Com
educação e diplomacia, não podemos esquecer o espectro do
patriotismo que ronda a questão da invenção do avião, a equipe do
Canal Footprints In American History me respondeu.
“Thank
you so much! I wanted to simply present the information and let
people decide for themselves. And if they find things in research
that reveal otherwise, to tell me so that I can reexamine the facts
myself. I have found all of the information fascinating. Thank you so
much for the kind words!”
Vou
usar o Bing Tradutor.
“Muito
obrigado! Eu queria simplesmente apresentar a informação e deixar
as pessoas decidirem por si mesmas. E se eles encontrarem coisas em
pesquisas que revelem o contrário, para me dizer para que eu possa
reexaminar os fatos eu mesmo. Achei todas as informações
fascinantes. Muito obrigado pelas amáveis palavras!”
Então
hoje, 2 de fevereiro de 2023, ao entrar no YouTube, recebo a
notificação que uma resposta nova apareceu na discussão. O Canal
Abcde ( https://www.youtube.com/channel/UCF3IF6nQTUyEdr4vB3aoOcQ
) escreveu o seguinte para mim:
“Very
logical. Santos Dumont, who hopped a plane like a frog without
lateral control in 1906, when the Wrights did the same in 1903, WITH
lateral control, was the first to fly and control a heavier than air
because he was balloonist who was mad and in love and disclosed his
secrets. Very logical”
Mais
uma vez usando o Bing Tradutor:
“Muito
lógico. Santos Dumont, que saltou um avião como um sapo sem
controle lateral em 1906, quando os Wright fizeram o mesmo em 1903,
COM controle lateral, foi o primeiro a voar e controlar um mais
pesado que o ar porque era balonista louco e apaixonado e revelou
seus segredos. Muito lógico”
Ao
que eu respondi a resposta que está no início deste texto. Vou
repetir para a história ficar completa e também porque sou vaidoso
e gostei da minha resposta.
“Meu
Amor, o desafio era decolar pelos próprios meios e não construir um
planador que seja mais eficiente que os outros. O 14-Bis tinha
os defeitos que se espera do primeiro avião. Menos de seis meses
depois os filhotes criados por outros inventores já estavam voando
também na França.
Mas
você pode colocar agora mesmo um ventilador em uma asa-delta e
brincar com o conceito de “avião” e “planador”. Garanto que
você vai se divertir mais do que se construísse uma réplica do
Flyer 1, Flyer 2 e Flyer 3 e tentasse mostrar que eles são melhores
que o primeiro avião que Alberto Santos Dumont construiu.
Abraços
de um sapo brasileiro.
2
de fevereiro de 2023. 150 anos de nascimento do Pai da Aviação.
My
Love, the challenge was to take off by the means themselves and not
build a glider that is more efficient than the others. The 14-Bis had
the defects expected from the first plane. Less than six months later
the children raised by other inventors were already flying also in
France.
But
you can put right now a fan on a hang glider and play with the
concept of "airplane" and "glider". I guarantee
you'll have more fun than if you built a replica of Flyer 1, Flyer 2
and Flyer 3 and tried to show that they're better than the first
plane Alberto Santos Dumont built.
Hugs
from a Brazilian frog.
February
2, 2023. 150 years of the birth of the Father of Aviation.”