quinta-feira, 3 de junho de 2021

Cale a Boca e Ame Logo!

Cale a Boca e Ame Logo!

Adagiário Brasileiro”, de Leonardo Mota, 1979; com a ajuda dos filhos Moacir Mota e Orlando Mota.

(Editora Itatiaia, Editora da Universidade de São Paulo, 1987, Segunda série da coleção “Reconquista do Brasil”. Volume 115. Capa do artista plástico Poty, ilustrações internas do artista plástico Aldemir Martins e prefácio de Paulo Rónai.)


"Mais Amor e 
menos confiança."
 O trem aqui é complicado. Na compreensão e na realização: o que quer dizer “confiança” mesmo? Precisei de uma citação do Immanuel Kant assombroso (vindo do meu amado Will Durant): por quê há no mundo mais bondade do que justiça? Porque bondade é mais espontânea e justiça exige deliberação racional e profunda? Clamar por “Mais Amor e menos confiança” é nesse sentido? Mais impulsividade amorosa e menos assinaturas, carimbos, formalidades, pessoas ligando-se às outras por meio de papéis frios; menos pessoas ligando-se às outras por egoísmo… Acho que é isso. Outro amado meu, o Bertie, também conhecido por Bertrand Russell, tem uma mensagem semelhante no livro “Ensaios Céticos”: podemos confiar nossos instintos às pessoas que amamos, devemos ser mais racionais é com quem não amamos. A psicologia e a psicanálise, com certeza, vão olhar para tudo isso acima como sintomas de ingenuidade imprudente: o instinto humano é mais perigoso que gostamos de admitir e nas relações humanas precisamos de mais distância e frieza do que gostaríamos de sonhar. 


Quando o vidro de mel está no final eu esquento um pouco de leite quente e aí bebo a mistura. É uma bebida divina, eu suponho. Fiz umas quatro vezes, mas não tenho certeza porque não contei. Ontem coloquei muito leite, devia ter colocado menos; mas o mel estava forte. Deu para sentir.

As aranhas “Marias Bolas” (Nephilis cruentata) continuam bem. Lindas, saudáveis.
Os cachorros de casa também estão bem.
Eu ando muito depressivo e nervoso. Começou no último sábado, mas essas coisas chegam e depois vão embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!