quarta-feira, 17 de novembro de 2021

17 de novembro de 2021

17 de novembro de 2021


Três músicas da Nazaré Pereira em sequência e o último movimento da Sinfonia Fantástica, do Berlioz. Hoje foi dia do meu programa na rádio comunitária SuperNova FM.


Lúcio Flávio Pinto

https://lucioflaviopinto.wordpress.com/

https://lucioflaviopinto.wordpress.com/2021/11/16/o-discurso-de-lula-para-europeu-aplaudir/

É difícil, mas é preciso ter autocrítica. Difícil buscar a grandeza e humildade para tanto, mas o Partido dos Trabalhadores, Lula e aliados precisam disso. Crise econômica histórica e um pouco menos de Amazônia destruída do que no governo do Partido da Social Democracia, por exemplo.



Jornal Estado de Minas

https://www.em.com.br/

Credo, cruz credo. Desanima até fazer um resumo superficial das manchetes. Que tempos medíocres estamos vivendo. E o pessoal do jornal sente isso porque até lançamento de novos modelos de celulares foi colocado como manchete principal, mais até do que acontece em Brasília, Minas Gerais e Europa. Isso não é Amor pela tecnologia.

https://www.em.com.br/cultura/

Andrei Platônov e suas palavras chegam ao mundo da língua portuguesa pela primeira vez na história e essa notícia dividiu a atenção dos leitores com o horóscopo do dia.

https://www.cinehumbertomauromais.com/ No vigésimo quinto aniversário do Fórumdoc.bh teremos produções audiovisuais indígenas. Ótima oportunidade para conhecer um mundo tão perto e longe. Mas também teremos obras de autores negros e LGBT.

Eu já assisti a muitos filmes no Cine Humberto Mauro, tive experiências lindas lá.



Jornal O Tempo

https://www.otempo.com.br/

A construtora Andrade Gutierrez e a cidade de Betim já tiveram momentos mais felizes. Há grandes chances do glorioso Clube Atlético Mineiro ser campeão brasileiro este ano. Meu pai ficaria muito feliz, pois ele torce por este time de futebol.

https://www.otempo.com.br/politica/ricardo-correa/revogar-pec-da-bengala-corroi-a-democracia-1.2571014

Aposentar mais cedo, colocar juiz demais… Se inspirar no que a Hungria ou a Polônia tem de mais triste... Paralelos tristes entre Governo Dilma e Governo Bolsonaro... Como escrevi antes: o Brasil vive um momento realmente desagradável.

https://www.otempo.com.br/retratos/morre-sr-guido-o-maior-afinador-de-pianos-de-bh-ele-era-uma-obra-de-arte-1.2570769

Guido Odilon Franco, afinador de piano célebre de Belo Horizonte, ficou encantado no dia 17 de outubro deste ano. Tinha 78 anos e um currículo riquíssimo: Orquestra Filarmônica do Estado, da Fundação Clóvis Salgado, Barry White, Nelson Freire, Jota Quest e etc. Mas o encantador aqui, ao comentar superficialmente, é o exemplo de um homem que encontrou e viveu a sua vocação. O seu chamado. Odilon gostava do que fazia.

https://www.otempo.com.br/diversao/livro-resgata-nomes-quase-esquecidos-mas-fundamentais-da-musica-brasileira-1.2570447

Aqui é muito simples: anotar para procurar e comprar depois e esperar pelo volume dois: “História da Música Popular Brasileira Sem Preconceito – Volume 1”, de Rodrigo Faour (Editora Record). É sempre bom lembrar que nós, povo brasileiro, somos profundamente musicais. E a nossa música é um dos mais preciosos presentes que estamos deixando para os outros povos.



Jornal Hoje em Dia

https://www.hojeemdia.com.br/

O destaque é para os dois novos auxílios financeiros aos pobres: uma para Belo Horizonte e outro é nacional mesmo. É triste que o Brasil continue tão pobre.

https://www.hojeemdia.com.br/almanaque

Só estamos começando a comemorar os 40 anos de serviços que Grace Gianoukas, como atriz, autora e diretora; serviu e continua servindo à cultura de nosso país. Obrigado, Grace! Só a conheço de televisão, o que é muito pouco.

Todo mundo gosta do Tchaikovsky. O autor da trilha sonora de minha alma foi homenageado no encerramento da temporada 2021 do “Concertos para a juventude”, realizada pela Filarmônica de Minas Gerais. Já há anúncios sobre a programação completa da filarmônica em 2022: Francisco Mignone, Lorenzo Fernandez, Brahms, Mendelssohn, modernismo brasileiro, independência do Brasil, e outras homenagens. Muito bom!

Depois do inesquecível e obra-prima “A Cidade dos Piratas” (Otto Guerra, 2019), homenagem ao genial Laerte Coutinho. Temos agora “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, homenagem ao Angeli feito pelo Cesar Cabral. Tudo isso é maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!