terça-feira, 2 de novembro de 2021

Dois de novembro de 2021

Dois de novembro de 2021

Soldados estadunidenses cantando “Come on Eileen”, interpretando esta canção linda do grupo musical Dexy´s Midnight Runners. Maneira abençoada de começar este folhetim diário pelo Brasil e mundo.



DISTRITO FEDERAL

(Página Oficial do Governo)

https://www.df.gov.br/

SERVIDOR

Cartilha contra o assédio”

Interessante, mas sigo adiante. A página é bonita, mas tem “muito espaço em branco” entre os links. Na verdade ache a página sem graça. Vou lá embaixo na parte de informações turísticas. “Símbolos” e “Cultura”.

Ah!

Aos ventos que hão de vir”… É preciso esperança.

O hino da “Capital da Esperança”, com versos do Capitão Furtado e música de Simão Neto, não me agradou muito. Achei muito mais bonito o hino do Distrito Federal: versos da Neusa Pinho França Almeida para a música de Geir Campos.

Capital de um Brasil audaz

bom na luta e melhor na paz

salve o povo que assim te quis

símbolo da força de um país!

A cidade inteira é um monumento da humanidade! E que foto linda! Me interessei em conhecer a Feira da Torre de TV e a Casa do Cantador. Dois festivais de cinema. Gostei. A página tem umas falhas técnicas, mas alguém vai perceber e consertar.

(Correio Braziliense – seu canal de últimas notícias do DF e Brasil)

https://www.correiobraziliense.com.br/

O juiz famoso querendo ser presidente da república. Devo ficar feliz, devo ficar triste, devo ficar surpreso? Por enquanto apenas suspiro de puro cansaço brasileiro. Casal famoso termina o relacionamento e o mau hálito termina com o casamento de um reality show na televisão. Para um romântico como eu isso tudo aí é muito depressivo, mas como sempre a salvação vem do feminino. Três livros, três autoras. “Ando caindo”, de Carla Andrade (versos, feminismo, solidão e experiências narrativas). “Erva brava”, de Paulliny Tort (contos, o chão como personagem e a misteriosa modernidade que vem). “Um pouco”, de Cecília Aprigliano (experiências narrativas e um espelho personagem [não “personagem espelho”, porque aqui é ficção arte criativa]).



ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

https://www.abert.org.br/web/

Uma nota de repúdio a agressão sofrida pela Editora Três. Se acharam que Bolsonaro e o Governo Bolsonaro foram criticados injustamente, era melhor que aquelas almas sebosas mandassem um e-mail. Mas aí teriam que assinar os nomes e assumir publicamente os valores que defendem. Que quatro anos tristes! Preciso conhecer a ANER – Associação Nacional de Editores de Revista. Mais tarde posso pensar em assinar as publicações dessas associações. Seria uma boa ideia.



UOL – Seu universo online

https://www.uol.com.br/

Presidente do Brasil disse que pisou no pé da líder da Alemanha. Podia ter dito que ama a Amazônia e as vacinas, mas ele não fala coisas boas.

O estudante de psicologia João Luiz Marques e a jornalista Morgana Bressiani escrevem palavras que me fazem pensar sobre o fenômeno cultural conhecido como “masculinidade frágil”. Estruturas que são invisíveis, mas que estão bem ali: patriarcado sustentando o machismo e o machismo sustentando a masculinidade frágil e que por ser frágil acaba ficando tóxica. Ficando tóxica, violenta. Todos sofrem. Todos mesmo, é um autêntico problema de saúde pública. Feminismo não sobre as mulheres, é sobre todos nós em um mundo justo e pacífico.

Um texto bonito da escritora Juliana de Albuquerque sobre Nietzsche e o feminino. Aliás, “feminino” não; o correto é “mulheres”. Plural, contraditório, em construção, em diálogo, tendo cuidado com a objetividade que fácil fácil se engana… Caramba, a quanto tempo não leio o meu amado profeta bigodudo? E esse currículo da Juliana de Albuquerque, héin? Pelo sorriso da Kalki Koechlin! Fiquei com inveja. Tem livro dela por aí? Procurar depois.

Um texto inteligente do Reinaldo Polito, mas é difícil resumi-lo sem citar o nome de duas almas sebosas e eu não quero citar elas. É melhor citar uma citação que achei inspiradora. Obrigado, Reinaldo e Helvétius!

A arte do político consiste em fazer com que cada um tenha interesse em ser virtuoso – Helvétius

No Afeganistão, em sua capital Cabul, tivemos ataques terroristas. Explosões perto de um hospital deixou dezenas de mortos e feridos. Tristeza.

A revista em quadrinhos em que o filho de Lois Lane e SuperMan descobre-se bissexual está vendendo bem, precisando de uma outra tiragem ainda no período pré-venda. Infelizmente muita gente anda atacando os artistas envolvidos e até a polícia andou protegendo os artistas.

Uai, não tinha aqui um texto do Elio Gaspari? Amo tanto os textos dele que até quando não tem texto novo na página eu vejo miragem. (risos)

Termino com a América Latina complicada e trágica. Justiça, identidade, terra, índios mapuche entre Argentina e Chile, agressivos nos dois lados e eleições importantes na mesma Argentina e Chile. Complicado. Espero que termine tudo bem. Me chamou a atenção, lendo o texto da Sylvia Colombo, descobrir o quanto a Argentina esta atrasada na parte de contar a população indígena e demarcar as terras para estes povos originários da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!