segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

27 de dezembro de 2021

 

27 de dezembro de 2021


Bom dia.


Dos meus quatro, só sobrou ela. A vovó materna, do lado materno. E ela é, do ponto de vista saudável e nem tanto, uma verdadeira matriarca. Ela está ruim. Ruim como nunca antes. Minha mãe está desesperada, o que para os padrões normais dela é muito. Isso é muito mesmo. Acreditem em mim.


Sou desorganizado, sempre fui. Uma coisa curiosa em ser desorganizado é que isso faz, entre muitas outras coisas, você querer que seu quarto fique maior que o universo infinito. Porque eu fico espalhando as coisas. Uma bagunça.

Eu dei de presente, há muitos e muitos anos atrás, para a empregada doméstica de minha vovó paterna o livro “A gangue e o 5S” (Wagner Matias de Andrade) {{{1}}}. Eu desorganizado, tentei ajudar a filha da Senhora Maria. {{{2}}} É que ela me contou que a filha tinha acabado de entrar em alguma faculdade. Uma nova fase de sua vida.

Foi na época que eu passava a semana na casa de meus avós paternos por causa dos meus estudos na faculdade de jornalismo (2002-2006). Depois o casal ficou encantado, a casa foi vendida, uma ferida entre irmãos surgiu e não cicatrizou completamente e etc. Não sei como a Senhora Maria e sua filha estão hoje (2021).

Eu gostava de conversar com essa Senhora Maria. Eu contei uma das histórias que minha mãe me contava quando criança. A história do padre e do gato mortal. Era uma vez um gato trancado muito muuuuito tempo numa sala, aí o pobre padre foi abrir a sala e o gato furioso foi direto no pescoço… Bom, não é que a Senhora Maria conhecia a história?! Pela primeira vez em minha vida alguém conhecia esta história!!!! Essa história deve ser verdadeira, afinal! Outra coisa que a Senhora Maria me contou é que quando eu casar vai chover muito, pois eu tenho o costume de comer na panela em vez de prato. É que sempre fui esfomeado e se tiver panela com farofa então… Em se acreditar na Senhora Maria, quando eu casar teremos um dilúvio porque até hoje eu costumo pegar uma das panelas e servir o almoço ou janta nela mesmo…

Mas onde eu estava?


Ah sim, uma nota natalina e triste. O Natal foi na casa de uma tia paterna. E vi, no sábado dia 25 de dezembro de 2021, algo que eu não via há muitos e muitos anos: uma edição impressa do jornal Estado de Minas. Fiquei chocado. Completamente magro, tinha nada. Minha tia: “esse jornal vai acabar morrendo”. Sou medroso e paranoico dado a exageros poéticos, mas assim como o Francisco Kafka vocês também podem confiar em mim. Eu realmente fiquei chocado e tinha motivo para ficar chocado.

- Mas você não achava e acha medíocre o que lê na página deles na internet?

- Sim, mas… Quer dizer, a versão imprensa é nobre… Internet é para apressados…

- Internet é coisa séria há bastante tempo, mon ami… Um paralelo inquestionável…

- Mas… Caramba… Eu realmente fiquei assustado com o tamanho daquela edição…

E os outros jornais? Vou olhar isso quando for a Belo Horizonte. Porque aqui em Rio Acima não há bancas de jornal e revista. Hum…

- Parabéns, Sherlock…



Lúcio Flávio Pinto

https://lucioflaviopinto.wordpress.com/

https://lucioflaviopinto.wordpress.com/2021/12/27/memoria-bastidores-do-conflito-de-santarem/

Em um local distante, ou nem tanto, aquilo que seria o futuro sombrio para o Brasil daqui há alguns dias acaba se revelando mais cedo. É uma lição: prestar a atenção no poder central em atuação em lugares distantes…



Jornal Estado de Minas

https://www.em.com.br/

Destaques da primeira página: congestionamento nas estradas, governador reclamando que não tem dinheiro e o filhote de gorila que morreu em um acidente. Na listinha ao lado onde estão notícias mais acessadas, temos como destaque notícias sobre Covid-19. Agora vamos para a parte cultural.

Destaques da página cultural: a saúde do Caetano Veloso e a briga entre dois funcionários da Rede Globo de Televisão. E na listinha ao lado onde estão notícias mais acessadas temos próximo do primeiro lugar o horóscopo do dia. Eu prefiro destacar a compositora e cantora Josy.Anne. Estrela nova querendo brilhar. Tomara que consiga. Outra estrela nova querendo brilhar é a Clarissa Menicucci. Mas aqui não é música, é literatura.

Pausa.

Tinha dúvida, vou ter que conferir. Por favor, esperem um pouco. Vou espiar na sala. Ah, minha mãe até fechou um pouco a porta. Minha mãe está conversando com uma de suas irmãs. Ela não está chorando.

Voltamos.

O nome do livro da Clarissa é Contos de fuga.

Agora mais mulheres. Mas desta vez são estrelas que já brilham. Não há muito tempo, é verdade; mas já brilham. Eu não sabia da existência delas porque o céu delas não é frequentado por mim: duas violoncelistas chamadas Ana Paula Rocha e Talitha Marinho.

Na verdade eu já assisti a um concerto de música de câmara. Foi no Palácio das Artes em Belo Horizonte há muitos anos atrás. Acho que durante a época da faculdade. Hum, acho que preciso voltar a estudar… Onde eu estava? É que ia tocar músicas do Gaetano Donizetti e eu estava obcecado pela versão deAbertura” de Don Pasquale feita pelo argentino Waldo de los Rios. Descontando a minha mente e sensibilidade sui generis, quantas quantas quantas quantas vezes eu coloquei aquele LP para tocar esta música em sequência? Não sei como a agulha não furou o disco. Milagre! Por Júpiter! Pelo sorriso da Kalki Koechlin!

Mas onde eu estava? Vou seguir aquela lista de sites que eu fiz. Eu acho que ainda estou no Mato Grosso do Sul.


Jornal A Crítica (de Campo Grande)

https://www.acritica.net/

Destaques da primeira página: Anvisa, Campo Grande é uma cidade com muitas mulheres trabalhando como empregadas domésticas, Covid-19, ataque hacker contra o Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e um desentendimento entre o banco Bradesco e o Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste (líder ruralista chamando propaganda ecológica de “mentirosa” e pedindo boicote contra o banco; o trem ali foi feio e o Bradesco cedeu em pouco tempo).

Pausa.

Leitora e leitor, essa última notícia é interessante. Se eu fosse um autor mais experiente eu conseguiria fazer uma interpretação sobre o que é o Brasil a partir dela.

Agora vamos para a parte cultural.

https://www.acritica.net/editorias/cultura/

Renascimentos: sítio arqueológico de Unaí e a cidade criada por Henry Ford na Amazônia vai virar museu. E Campos do Jordão vai ter o seu primeiro festival de verão. Já o governador da Bahia anda receoso quanto ao carnaval ano que vem. Morre o artista que criou o personagem He-Man e… E… Pausa: cadê as notícias culturais sobre Mato Grosso do Sul?



Notas

{{{1}}} Uma vez conversei rapidamente com o Wagner Matias de Andrade no Facebook. Chique, não é? O trem foi breve. Ele foi simpático. Tudo de bom para ele! Acho que você pode gostar do site: https://solucoes-criativas.com.br/author/wagner5s/


{{{2}}} – A senhora acha que…

- “Senhora” não! Que senhora tá no céu!…

Meus tempos de repórter na faculdade de jornalismo…

Ocorre que não gosto de “dona Maria” e “seu João”. Você falaria/trataria assim diante uma pessoa rica? Não. É “senhora” e “senhor” para todo mundo. É educado. É educado. É educado. É educado.

- Mas e se a pessoa…

- Não!

- Caramba…

- …

- Sabemos conversar…

- Cala a boca, Freud!

- Isso é marxismo cultural…

- Já falei para calar a boca, Freud!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!