terça-feira, 28 de dezembro de 2021

28 de dezembro de 2021

 

28 de dezembro de 2021


Assim como Adam Smith um dos meus maiores orgulhos é minha biblioteca pessoal. E ela tem muitos livros especiais, mesmo assim os dois principais são fáceis de encontrar em qualquer livraria: O meu pé de laranja lima e O pequeno príncipe; nessa sequência mesmo. Nada em toda literatura para mim vai ultrapassar o trecho do Zezinho, a professora, a Dorotília, as flores e o sonho… dividido. Nada! Nada! Nada! Nada!

Pausa.

Deixe-me levantar-me da cadeira para mais uma vez ler este trecho. Sempre que eu leio este trecho eu choro muito. Sempre. Eu sou tipo aquele cachorro da experiência do Pavlov na hora de ler aquelas palavras do José Mauro de Vasconcelos.

E como O meu pé de laranja lima é uma das obras literárias mais populares do Brasil, o livro me faz sentir mais brasileiro. O Brasil é um país do tamanho de um continente e com uma diversidade interna condizente com este tamanho mais um “fator X”; então então não é assim tão simples sentir-se brasileiro. Não é.



Uma vez, há muitos anos, logo após vencer o momento mais difícil do combate mais uma vez contra um câncer, minha mãe de volta para casa ficou muito nervosa e quase expulsou eu e meu pai de casa. Minha mãe é inteligente, mas é mais ingênua e impulsiva; por outro lado, eu e meu pai somos inteligentes e fracos. Minha mãe é a mais forte da família. Ela faz errado, mas faz. Acho que deu para entender. Acho que acontece comigo e com o meu pai aquilo que o Toninho Gramsci alertou-nos: “que o pessimismo do intelecto não vença o otimismo da vontade”.



Uma vizinha me sugeriu Puc Minas Virtual, mas acho difícil por causa do dinheiro. Mas tenho que conferir direito os preços. Tem o concurso da prefeitura de Rio Acima tanbém. Sobre concurso público tenho uma história triste e outra engraçada.

A triste é quando fiz um concurso público pela primeira vez. Descobri que aprendi exatamente nada no colégio. Levei um choque. Um sincero choque. E como do colégio eu só lembro do sofrimento, o final de tudo é que fiquei com muita raiva e me senti traído. A segunda história envolvendo concurso público é engraçada. Eu passei no concurso, mas o serviço era temporário e eu tinha que trabalhar mesmo. Quando fui recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Isso me lembra o meu currículo no Likedin... Ah!

E por falar em chuva deixa eu olhar para além do meu umbigo infantil.



As chuvas do sul da Bahia e norte de Minas parece que estão indo mais ao sul de Minas Gerais. As imagens da Bahia são assustadores e no jornal local hoje (MGTV Primeira Edição, Rede Globo Minas) foi feito uma previsão medonha para Ouro Preto nos próximos dias. Sinistro. Um país em que as cidades ficam com medo quando chove muito.

Uma notinha: a capital de Belo Horizonte continua sem metrô. É para todo mundo comprar carro...


Agora vamos fazer uma viagem mais rápido. Tenho que dormir cedo. Visitar minha vovó materna amanhã.

Eu assino o canal da Agência France Presse no YouTube. Recomendo muito. Vídeos curtos, sem tempo para opinião fora de hora ou informação supérflua. Na medida. O trem é bom. Recomendo. A propósito: incêndios florestais na Argentina. As imagens assustam e quando a gente pensa nas consequências é de perder o sono!

Lúcio Flávio Pinto

https://lucioflaviopinto.wordpress.com/

https://lucioflaviopinto.wordpress.com/2021/12/28/patrimonio-dilapidado/

https://lucioflaviopinto.wordpress.com/2021/12/28/deixe-pra-tras/

No Pará o pessoal surtou e está vendendo terra pública como se fosse garrafinha d'água na praça em dia de domingo! Agora vamos pensar: Brasília, Pará, um município pequeno: imagine todo mundo vendendo tudo privatizando tudo para sustentar uma máquina estatal problemática! E no dia seguinte como vai ser? Enfim, de qualquer forma parece que na história do Pará infelizmente é comum as terras ficarem nas mãos de poucos. E em especial o município de São Félix do Xingu paga tragicamente por ser abençoado pela natureza e não pelo humano egoísta.

Humildade, simplicidade e saber escutar o outro. Imitação de Cristo, mas também de Confúcio e de Sócrates. Para ficar na área da ética.Eu preciso conhecer esta revista chamada Matéria Prima. Deixo o endereço para você conhecer junto comigo: https://revistamateriaprima.com.br/


Agora vamos para a minha lista de sites.

ABREA – Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto

A OMS (Organização Mundial de Saúde) é esperta e não quer saber de morar em prédio com amianto.

O site deles está meio doido ou é o meu navegador? Estou olhando as coisas superficialmente e mesmo assim está difícil. Mas vamos continuar. É um bom combate.

Juíza Rosa disse que vai olhar com atenção a questão do amianto.

Tem navio português famoso aí com muito amianto e os compradores do navio parece que não estão levando a sério isso.

Menos telhas produzidas com amianto, finalmente! É um começo.



Agora vamos para as minhas Minas Gerais.

Jornal O Tempo

https://www.otempo.com.br/

Quem vive à beira da avenida Teresa Cristina (Belo Horizonte) não vai conseguir dormir por medo da chuva. Chama a atenção os ventos fortes. Prefeitura de Belo Horizonte deu um “beijinho” para as empresas de ônibus. Curioso, pois até pouco tempo o clima tava pesado.

Saindo da primeira página e indo na parte cultural. Nada a destacar. Clima triste com uma das notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!