quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Sacrifício e Sinceridade


Sacrifício e Sinceridade

Henry David Thoreau em Walden nos lembra que a nossa vida é totalmente moral, com o vício e a virtude brigando entre si dentro de nós 24 horas. Precisamos ficar atentos e também precisamos saber que ter um sistema de valores saudável é importante. Escrevo tudo isso por causa do vídeo acima, a resposta negativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação à iniciativa do Governo Lula de pretender tributar mais os mais ricos. Os ricos brasileiros vão mandar o dinheiro para o estrangeiro e mais uma vez a classe média e os pobres do Brasil vão sofrer, assegura a Bandeirantes.

É mesmo? Ricos brasileiros são assim chamados porque são brasileiros morando aqui, eles vão continuar vendo miséria nas ruas e na televisão brasileira independente da quantidade de dinheiro investido por eles no estrangeiro. Não querem se sacrificar para ajudar o Brasil a ser um país mais justo? Não querem o conforto de viver em um país em paz, dado que sem justiça não há paz?

Elite egoísta tem em qualquer país, Estados Unidos e Coréia do Norte, Israel e Irã; a questão brasileira é mais dolorosa porque aqui a desigualdade social é mais extrema. A escravidão e sua herança, o maior de todos os problemas brasileiros em sua história, envenenou o conceito nosso de cidadania. Você é escravo? Não? Então você é livre, livre, livre, livre demais, livre até de ajudar os outros. Note que isso vale para pobres e ricos, dado que quando escrevi sobre cidadania era cidadania no sentido amplo do termo. Coesão social zero mesmo por aqui no Brasil. Embora aqui, no momento, o maior puxão de orelhas seja para os ricos brasileiros. E este mesmo Jornal da Band que fez uma série de reportagens intitulada Band nos 200 Anos da Independência no ano passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!