domingo, 11 de julho de 2021

Democracia dos Soluços

 Democracia dos Soluços
Adagiário Brasileiro”, de Leonardo Mota, 1979; com a ajuda dos filhos Moacir Mota e Orlando Mota.

(Editora Itatiaia, Editora da Universidade de São Paulo, 1987, Segunda série da coleção “Reconquista do Brasil”. Volume 115. Capa do artista plástico Poty, ilustrações internas do artista plástico Aldemir Martins e prefácio de Paulo Rónai.)


"Soluço vai, soluço vem! Soluço vai pra quem me quer bem!"
Ah!, andaram pensando mal de mim… Soluços para vocês! (risos) Lindo adágio este, engraçado também. Talvez se eu lembrar da próxima vez que eu soluçar eu recite este adágio. Soluços, soluços para todo todo mundo!


Uma notinha sobre guerra de propaganda. Já houve manifestações populares nas ruas contra o Governo Bolsonaro. Umas quatro, acho. Não sei se foi na primeira manifestação ou na segunda; mas sei que foi uma manifestação em que havia muita muita gente e isso impressionou Brasília. Tenho quase certeza que foi a segunda manifestação. Foi, como de costume, no sábado. Naquela edição do “Jornal da Band”, do Grupo Bandeirantes de Televisão, anunciou várias vezes uma reportagem sobre violência que ocorreu naquela manifestação. Foi muito, acho que umas quatro vezes mesmo os anúncios da reportagem. Quando finalmente a reportagem foi mostrada, resumiu-se a imagens rápidas de um grupo de vândalos jogando coisas contra uma loja ou um banco. Não houve sequer entrevistas de autoridades. Um crime feito por uma minoria, mas a questão da guerra da propaganda foram os anúncios repetidos para os telespectadores do “Jornal da Band”: houve violência na manifestação contra o Governo Bolsonaro, houve violência na manifestação contra o Governo Bolsonaro, houve violência na manifestação contra o Governo Bolsonaro… O “Jornal da Band” repetindo a mensagem para tentar tirar um pouco do valor da manifestação de milhares de pessoas que protestaram contra o Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!