quarta-feira, 21 de julho de 2021

Ilusões Salgadas

ILUSÕES SALGADAS
Adagiário Brasileiro”, de Leonardo Mota, 1979; com a ajuda dos filhos Moacir Mota e Orlando Mota.

(Editora Itatiaia, Editora da Universidade de São Paulo, 1987, Segunda série da coleção “Reconquista do Brasil”. Volume 115. Capa do artista plástico Poty, ilustrações internas do artista plástico Aldemir Martins e prefácio de Paulo Rónai.)


"O Mar também ronca e eu mijo nele... - fórmula com que os praieiros mostram não temer aparências."
Ah, o mar… Ah, a coragem que não tenho… Tanta falta… O adágio popular fala em “aparências” então posso especular que também sou muito iludido temendo coisas que não precisava temer. E você, que medo possui e que é também uma ilusão? 
Praieiros corajosos. Compreensível, o pouco que conheço do mar ensinou-me que ele muda constantemente e não falo exclusivamente de tempestades como também falo de desigualdade quanto ao número de peixes a serem pescados. Depender do mar deve ensinar muita atenção, respeito e humildade aos praieiros. E coragem também.

Todo mundo espera alguma coisa / De um sábado a noite...”. 
Eu já toquei muito esta canção do grupo musical Cidade Negra em meu programa na rádio comunitária.
Todo mundo espera alguma coisa / De um sábado a noite...”.
Que tal combater um incêndio no terreno das 19 horas até as 5 da manhã do domingo seguinte? Terminou tudo bem, mas a casa e a biblioteca comunitária estiveram em risco. Para quem é sedentário como eu, minha resistência foi impressionante. E naquele sábado, por causa da loja de artesanato, eu andei muito a pé e não almocei direito. E por causa do fogo só jantei lá para as uma da manhã. Eu fui bem, eu fui muito bem. Devia ficar mais feliz. Comprar mais mangueiras para jardim e fazer uma horta em frente a biblioteca comunitária. E comprar mais baldes também. Eu devia ficar mais feliz.

Falei do grupo musical Cidade Negra, mas faz mais de uma semana que escuto sem parar é “Science Fiction Double Feature”, a música de abertura do musical The Rocky Horror Picture Show. Salve salve doce Tim Curry!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!