terça-feira, 17 de janeiro de 2023

William James 23 de 36

 

William James 23 de 36


Hipnose precisa ser mais bem tratada pelos cientistas, embora seja verdade que há mais de um século ela seja área de pesquisa e um método usado regularmente em algumas áreas. Como ajuda durante treinos esportivos (stress, ansiedade; por exemplo) e para combate a dor (artistas diversos, como os que trabalham em espetáculos especialmente desgastante fisicamente). A hipnose precisa ser mais bem tratada pelos cientistas, ela merece ser vista como um instrumento para a exploração da consciência.

Escrevo isso me sentido bobo porque ao mesmo tempo que eu sabia que a hipnose era usada há décadas por profissionais sérios para diversas atividades, também achava que hipnose era aquela coisa caricatural de desenho animado de minha infância. E é incrível o que no livro Teorias da Personalidade é contado sobre o que pessoas hipnotizadas são capazes de realizar.



Livremente inspirado em “William James e a Psicologia da Consciência”, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!