segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Indignado com a Indignação, 2000

 

Indignado com a indignação



Foi um dos meus primeiros momentos de, perdoem a vaidade, intelectual engajado. Embora só tenha ficado em pensamento cujo o conteúdo nem confessar a terceiros eu tenha chegado a fazer. Tinha 17 aninhos; fiquei indignado com a indignação dos mais ricos e esclarecidos que indignaram-se com tantos brasileiros que não sabiam cantar o Hino Nacional Brasileiro.

E por quê deveria saber? O brasileiro existe, a nossa história é comum, o passado é o mesmo para todos, o país Brasil é o mesmo para todos? O Brasil para aqueles brasileiros que não sabiam cantar de cor o Hino Nacional Brasileiro o Brasil é uma polícia que dá medo, hospitais públicos infecciosos, políticos mentirosos, Estado que para na porta da favela e não a sobe, pobreza nas ruas, escolas que não ensinam, falta de futuro, violência nas ruas e um passado que nos faz ver algo vergonhoso no espelho.

Mas do que eu estava falando mesmo?



Ouviram o quê?

Programa mostra que ninguém

sabe cantar o Hino Nacional”

(Revista Veja, 8 de março de 2000. Respeitei a diagramação do título e subtítulo da matéria.).

O programa era da Rede Bandeirantes de Televisão e se chamava Olga Bongiovanni. Até a reportagem eram “300 candidatos” em “três meses”, com ninguém passando no teste de cantar toda a música de Francisco Manuel da Silva e Joaquim Osório Duque Estrada. É curioso perguntar se em 2023 um teste desses teria resultados semelhantes a 2000. Um teste entre os bolsonaristas que estavam em Brasília no dia 8 de janeiros de 2023 e entre os que manifestaram-se a favor da democracia no dia seguinte; 9 de janeiro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!