sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

William James 25 de 36

 

William James 25 de 36


As experiências infantis, mas também como as pessoas percebem o mundo. Isso para compreender as pessoas. A Valquíria está sempre apressada, como se a Terra para ela girasse mais rápido. Já José é a versão feminina da Pollyanna, personagem de Eleanor H. Porter; sempre otimista e bondoso. Um coração feito, como se dizia antigamente, “a fio e ouro”. Assim ele encara o mundo. Bianca, por outro lado, diante da vida é uma melancolia que não para. A qualquer momento Bianca ainda vai escrever a peça de teatro que o Álvares de Azevedo planejou e não pôde escrever. Nem sempre é uma questão de personalidade o que o berço deu, e sim algo como um óculos existencial.




Livremente inspirado em “William James e a Psicologia da Consciência”, capítulo 6 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).


Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!