segunda-feira, 22 de maio de 2023

Léo Lins - quer saber como é um processo do ministério público?

O reino da "virtude e do terror", na parte triste da Revolução Francesa; como li em um trecho discursivo do livro "Eu não sou cachorro, não", do Paulo Cesar de Araújo. Paulo que foi censurado pelo próprio ídolo. O que é ser uma figura pública no Brasil? O que é uma piada? O Brasil mais justo é um Brasil com menos piadas? Liberdade é uma via de mão dupla e fico preocupado com a dose do remédio. No Brasil há tensão entre a legislação liberal e o costume de pessoas e instituições não terem espírito esportivo e querer processar. Mês que vem vou fazer 40 anos e permitam-me lembrar que na época do Collor também havia isso e não me refiro apenas àquela música dourada do Gabriel, o Pensador.


Sobre liberdade de expressão não sei muito sobre teoria e legislação, apenas três coisas que costumo citar sempre que posso. Quando eu tinha Facebook e Twitter eu citei isso. O ensaio clássico do John Milton, "Aeropagidica"; nunca li mas me escreveram que é bom. O episódio de Beavis and Butt-Head "Lightning Strikes" ("Beavis and Butt-Head" Lightning Strikes (Episódio de TV 1995) - IMDb ) e sua moral da história: "Se até um documentário sobre o cientista Benjamin Franklin pode ser perigoso, então tudo pode ser perigoso e como fica a censura aí? E uma história em quadrinhos do Justiceiro, personagem da Marvel Comics (1991, Mike Baron, Mike Harris, Art Nichols, Gregory Wright, Jim Novak, Don Daley e Kevin Kobasic) e a sua moral da história: "locutor de rádio que usa mal liberdade de expressão, a resposta é mais liberdade de expressão para todos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!