domingo, 28 de maio de 2023

Miscelânea Muito Importante

 

Miscelânea Muito Importante

 

Sem ser este fim de semana, mas o outro (19 a 21 de maio de 2023); minha família e eu passamos em uma pousada alternativa. Aqui mesmo em Rio Acima. Alimentação vegetariana e muita cultura e espiritualidade e natureza. Terra das Águas. O local é lindo e tudo ali foi perfeito. Guilherme e Lídia foram ótimos. Conversando sobre o que eu aprendi com os meus livros com o Guilherme a minha boca ameaçava entortar, naquele prenúncio de choro. Mas eu segurei e não chorei. Eu não costumo ter esse tipo de conversa com estranhos. Me lembrei de quando voltei para a casa a pé no último dia do curso de animação. Eu voltei o caminho todo chorando. Nos raros momentos em que eu posso ser eu o coração grita forte e não para até não ter mais lágrimas e/ou ar nos pulmões.

 

Aumento de 15% na conta de luz a partir deste domingo aqui em Minas Gerais (“O aumento, que foi percentualmente maior para residências, deve ter grandes impactos na população mais pobre e com menores rendimentos. Os pequenos empreendimentos também devem passar por dificuldades devido a este aumento.” https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2023/05/23/internas_economia,1497422/cemig-anuncia-reajuste-de-quase-15-na-conta-de-luz.shtml). O Governador Zema já está pensando em privatizar a Cemig e a Copasa há algum tempo (“ ““Essas empresas não têm condição de investir mais porque o principal controlador, o acionista delas é um estado que não tem condições financeiras.” “ https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/05/25/interna_politica,1498627/zema-sobre-privatizacoes-copasa-e-cemig-triplicaram-valor-desde-que-assumi.shtml ). Imagino que 15% de aumento de uma vez só deixe as pessoas aborrecidas e a ideia de uma Cemig privatizada e com baixas tarifas se torne algo concreto nos sonhos. Vamos ver.

 

Não escrevi aqui sobre inteligência artificial. Apenas vi ligeiramente o que passou na televisão e na verdade o trem já esfriou; mas há um pouco mais de um mês a coisa estava feia: cientistas, intelectuais, diversas outras pessoas, manifesto e tudo; tudo, tudo com medo mesmo da inteligência artificial e pedindo para as pesquisas pararem e não era exclusivamente por causa do problema do desemprego. Na verdade o termo “pânico” a ser usado aqui não parece ser exagero.

Como eu disse não me aprofundei no assunto, mas queria acrescentar algo aqui: o medo real essencial aqui é dos humanos contra humanos. E não é? Se uma inteligência artificial depois de reunir tanto conhecimento decidir algo nocivo a nós humanos significa que nós humanos somos o quê para outros humanos? Em outras palavras: a decisão mais inteligente é necessariamente algo que nos prejudique? Onde os robôs teriam aprendido isso?

- Mas isso não é aquela velha história de a humanidade se autodestruindo? Nada há de novo aqui.

- Bom, sim, mas... É que todo o conhecimento... Tudo, tudo...

- Nada de novo! Não seria a primeira vez que a razão humana seria colocada em suspeita. Desde o final do século XIX isso é praticamente um clichê cultural. De Frankenstein a Freud, passando por Nietzsche e o modernismo nas artes; a razão como agente deficiente e perigoso é uma constante na cultura ocidental há décadas. É um clichê já.

- Tudo bem, mas... A inteligência artificial também leria toda a poesia e ouviria todas as músicas...

- Você é mesmo um renascentista e um iluminista.

- Humanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!