quarta-feira, 21 de junho de 2023

10 abril de 2023

 

10 de abril de 2023

 

E depois de vários meses dolorosos eu descobri a roda: uma lista de textos que vou publicando aos poucos aqui no blog. Nada de esquemas complicados com textos reservas, sites para textos diários, textos vindos de tal e tal livro e bláblá… Nada disso, escrevo um monte de texto antes e aos poucos vou publicando eles. Se comparar com os esquemas anteriores, a nova postura é de uma simplicidade primária e tosca. Mas é o que o blog precisava para torna-se diário. Finalmente conseguirei seguir a regra técnica mais importante dos blogs? Desde 2006 nunca consegui.

Mas perco um certo aspecto jornalístico, mas não muito. Se alguém perguntar uso o Henry David Thoreau em Walden como talismã: as notícias de hoje são iguais às de ontem.

Violência nas Escolas do Brasil

Meus sentimentos às famílias e aos amigos dos atingidos. Dois casos chocantes em menos de dez dias.

– Psicólogos nas escolas.

– Atividades nas escolas durante o fim de semana e mais atividades pedagógicas fora das salas de aula. Excursões, por exemplo.

– Famílias que conversam.

– Clubes.

– Praças nos bairros.

– Atividades nas igrejas e templos.

– Escoteiros.

– Centros de cultura.

– Centros de esportes.

– Centros de profissionalização para jovens.

Note que as receitas acima não são complexas. O que o Brasil faz para torná-las complexas? Falta de diálogo e trabalho em equipe.

O Encantamento de Juca Chaves

Meus sentimentos à família e amigos dele que é um dos principais compositores e intérpretes da música brasileira. Uma vez tive a oportunidade de ir a uma apresentação dele e não fui. Eu sou uma marmota.

A Inteligência Artificial

Tivemos até uma carta aberta internacional com dezenas e dezenas de cientistas e outros intelectuais clamando que cientistas tivessem muito muito cuidado com os estudos sobre inteligência artificial. Não estudei muito o assunto, mas assim superficialmente eu acho que esse medo é bobagem. Ou, pelo menos, exagero. Desemprego? Uai, falaram a mesma coisa sobre o telégrafo, o cinema, o piano com sintetizador, as multinacionais e etc.. A grande virtude do meio de produção capitalismo é justamente essa capacidade de mudança. “Ah, vão colocar a inteligência artificial para controlar a internet, as armas, o trânsito e vai ser o fim do mundo!” Aqui há um detalhe filosófico que eu queria explorar: se a inteligência artificial for mais inteligente que nós isso é uma ameaça aos humanos por quê? Não poderia acontecer de a escolha mais racional ser robôs ajudando humanos? Novamente estamos olhando para a razão e ciência com receio? Se é criação / marca humana a inteligência artificial fatalmente fará m*? O espelho… Curiosamente, essa discussão sobre inteligência artificial aconteceu quase um mês depois d´eu assistir ao ótimo filme Mary Shelley (“Mary Shelley”, 2017, Mary Wollstonecraft Godwin,

Haifaa Al-Mansour, Emma Jensen, Elle Fanning e etc.). Quer dizer, talvez o pessoal do canal de televisão tenha passado o filme por causa desse início da discussão sobre inteligência artificial. Apesar de que não vi o filme no horário nobre (a noite). Foi mais no fim da tarde.

 

21 de junho de 2023

E continua a violência nas escolas no Brasil. É o caso mencionado por mim aqui ontem. O atirador de Cambé (Paraná) foi encontrado morto dentro da cela em um centro de custódia. O crime na escola é recente, chocou o país inteiro e o cara teve oportunidade para na cela cometer autoextermínio? É preciso mencionar que a grande imprensa, até para evitar “contágio ideológico”, cobriu e cobre o caso com o máximo de cuidado e descrição. Hoje de manhã, quando eu estava na rádio comunitária Super Nova FM fazendo o meu programa, visitei o portal da UOL; e, ao mesmo tempo que o próprio portal anunciava que a notícia mais lida era o fato do atirador ser encontrado morto na cela, a notícia não era manchete e na verdade eu nem a encontrei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!