domingo, 4 de junho de 2023

Não pode ser a Caçarola

 

Não pode ser a Caçarola

 

Eu tive que perguntar ao Pai dos Burros o que é uma “caçarola”. Tudo bem, pois eu não escolheria mesmo uma panela grande com bordas altas, também equipada com cabo e tampa, para resumir comida quente em uma rua cheia de gente às seis horas no centro da cidade grande. Ao contrário de Paulo Leminski eu escolheria: … … Não sei. Uma só palavra eu não encontrei. Penso n´eu andando feliz pelo centro de Belo Horizonte sob o sol forte do meio dia até meados da tarde. Tantas e tantas vezes por tantos anos… Não sei escolher uma palavra que resuma a minha caçarola particular que cozinhe as minhas andanças pelo centro de Belo Horizonte.

Pessoas.

Chão.

Sujeira.

Sujeira familiar.

Sujeira familiar e querida.

Sujeira familiar querida e quente.

Andar Invisível Gostoso.

Se sentindo o pacote completo: adulto e proletário.

Alegre Ser Igual a Todos Invisível.

Amando a Todos com o meu olhar curioso de primeira vez sempre.

Aquele sanduíche de trinta centímetros, pão nove grãos, frango teriyaki, salada completa e muito molho agridoce. Mais molho agridoce, moça. Ah, o extra é queijo.

 

Aprendendo com os poemas do Paulo Leminski.

 

Uma nota sobre as notícias do dia. 31 de maio de 2023. Índios, alunos do ensino fundamental e carros populares.

Ainda tem o Governo Lula confundindo o Governo Maduro com o povo venezuelano. Ainda tem o trem da reforma ministerial que eu não entendi e não gostei, pois parece que prejudica os índios brasileiros e o meio ambiente.

O episódio do marco temporal foi uma das maiores derrotas que os índios brasileiros sofreram nos últimos anos. É bom lembrar, e eu li isso nos textos do Lúcio Flávio Pinto o maior jornalista do Brasil, que as vésperas da Constituição de 1988 o latifúndio predatório temendo o pior aprontou todas e todas naqueles meses de discussão. E olha que, se comparada a outros momentos, a Constituição de 1988 nem foi tão dura assim contra o latifúndio predatório. Perderam os índios naquele 1988 e perderam agora em 2023.

Vi na televisão, naquelas legendas da Globo News (ou foi na CNN Brasil ou Band News?), sobre uma pesquisa terrível a respeito das dificuldades da alfabetização em alunos do ensino fundamental brasileiro. Os anos iniciais da educação formal são justamente o momento mais crítico para a educação brasileira. O que falta escrever? Ah, o populismo de facilitar a venda de carros populares novos. As multinacionais agradecem e a atmosfera e nossos pulmões não. Como o Brasil é escravo das montadoras de automóveis! Olha, o Governo Lula nesse primeiro semestre está muito ruim. É melhor que o Governo Bolsonaro, mas é ruim. Decepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!