terça-feira, 19 de setembro de 2023

Elizabeth Lloyd Mayer e a Psicologia da Mulher 8 de 10

 

Elizabeth Lloyd Mayer e a Psicologia da Mulher 8 de 10

 

A vez do Carlos! Carlos Gustavo Jung! Carl Gustav Jung! Em 2017 quando a frustração amorosa quase me destruiu e me levou ao psicólogo, eu conheci o Carlos. Falei para o psicólogo Matheus que quando a gente pesquisava superficialmente pelo Google as citações do Jung destacavam-se pela poesia e inteligência. E a gente sabe que a poesia é verdadeira. O Freud, por exemplo, só parecia inteligente. Teve um evento que não lembro o que era na Praça Milton Gonsalves aqui em Rio Acima, onde havia uma barraca doando livros. Meus olhos cresceram rápidos e a salivação estava a mil. Fiquei com um livro do Jorge Amado (não me lembro do título) e um livro do Jung (Memórias Sonhos Reflexões) nas mãos. A gente pegar quantos livros quisesse, mas seria gostoso/inteligente selecionar e também bancar o virtuoso. No mais gostei demais do Capitães da Areia, mas... O gol foi lindo, mas contratar o jogador é outra história... O livro é bom, mas o autor... Enfim, do Jung eu nada tinha ainda. Enfim, queria o Jung.

Mas é só. Ainda não li o livro e nem li o capítulo dedicado a Jung em Teorias da Personalidade. Eu estou com a Elizabeth no seu apêndice.

 

Olha, resumir-reapresentar a parte feminina da psicologia analítica junguiana no trecho que achei mais interessante foi complicado.

Mas vamos lá.

A mulher precisa alcançar o yang masculino em seu inconsciente, pois assim o seu animus permitirá a ela torna-se um ser completo. Se não ela vai ser exclusivamente feminina, vai ser exclusivamente metade, vai ser exclusivamente yin. O masculino dela vai se transformar nos homens que ela vai conhecer ao longo da vida. A mulher precisa desenvolver pensamento racional, força física e autoafirmação; características que culturalmente são classificadas como “masculinas”.

Caramba, acho que ficou bom. Sei que Jung tem um fã-clube rigoroso que pode reclamar. Ah e claro: Jung é mesmo muito poético mais uma vez comprovou-se.

 

 

 

Livremente inspirado em “Uma Apreciação da Psicologia da Mulher nas Teorias da Personalidade: Freud, Reich, Adler e Jung”; por Elizabeth Lloyd Mayer. Apêndice do livro Teorias da Personalidade, de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!