segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Alfred Adler 14 de 17

 

Alfred Adler 14 de 17

 

Aqui Adler encontra William James: preste atenção, preste atenção, amigas e amigos. Preste atenção em seus sonhos, no que você anda realizando e o que você espera de você mesmo.

- Quais são os seus objetivos?

- Como gostaria de viver nos próximos três anos?

- Se eu soubesse que viveria por apenas mais seis meses, como viveria até este momento?

São perguntas bobas ou são perguntas que te deixam ser ar e com o estômago revirado como se acabasse de receber um golpe de boxe. Depende se você vai ou não levar a sério o exercício.

Faça o teste. As três listas. Depois tente encontrar pontes entre as listas. E depois se olhe no espelho, respirando fundo. Há um detalhe técnico relevante: ao fazer uma lista, seja breve no tempo. Pare e depois de uns dois minutos volte à lista e acrescente algo. O segredo é ser breve e espontâneo. A pausa é para dar chance á profundidade. Acho que você entendeu. Outra dica: ajuda você fazer este exercício pelo menos duas vezes por ano.

 

Livremente inspirado em “Alfred Adler e a Psicologia Individual”, capítulo 3 de Teorias da Personalidade, livro de James Fadiman e Robert Frager (Traduções de Camila Pedral Sampaio e Sybil Safdié; com a coordenação de Odette de Godoy Pinheiro, 1979, São Paulo, Editora: Harbra Editora Harper & Row do Brasil Ltda).

 

Lembrando que começo com William James e Alfred Adler por causa do meu amado Will Durant (Filosofia da Vida e Os Grandes Pensadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!