sexta-feira, 28 de maio de 2021

Coma seu Pão

Coma seu Pão

Adagiário Brasileiro”, de Leonardo Mota, 1979; com a ajuda dos filhos Moacir Mota e Orlando Mota.

(Editora Itatiaia, Editora da Universidade de São Paulo, 1987, Segunda série da coleção “Reconquista do Brasil”. Volume 115. Capa do artista plástico Poty, ilustrações internas do artista plástico Aldemir Martins e prefácio de Paulo Rónai.)



"Lágrimas com pão passageiras são."
A pergunta aqui é, naturalmente, onde está o nosso “pão” para poder suportar melhor as nossas lágrimas… 
- O “pão” está bem abaixo do seu nariz, ingrato! Tem gente vivendo muito pior do que você e etc.
De fato, tem muita gente com barriga cheia e mesmo assim reclamando demais. Mas deixando de lado esse materialismo, penso que uma pessoa religiosa deveria ser, entre outras coisas, uma campeã de gratidão. Pois para mim é claro que a divindade nos forneceu mais do que o suficiente: a nossa vontade livre e irmãos ao redor. Pelo menos me parece. E nem sou dos mais sociáveis e solidários por aí. E nem ao menos tenho religião; mas me considero “espiritualizado”. Como naquela citação famosa: saber sei pouco mesmo, mas desconfio de muita coisa. Enfim, sei lá. Nessa pandemia eu aprendi a fazer pão. Contei para você? Mas foi só uma vez e apesar de ter anotado em um caderno azul, sei que repetição é importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!