quarta-feira, 19 de maio de 2021

Grades Enfeitadas

 Grades Enfeitadas

“Adagiário Brasileiro”, de Leonardo Mota, 1979; com a ajuda dos filhos Moacir Mota e Orlando Mota.

(Editora Itatiaia, Editora da Universidade de São Paulo, 1987, Segunda série da coleção “Reconquista do Brasil”. Volume 115. Capa do artista plástico Poty, ilustrações internas do artista plástico Aldemir Martins e prefácio de Paulo Rónai.)


"Gaiola bonita não dá 
de comer a canário."
Cuidado com as aparências. Cuidado com aquela oferta de emprego, pois parece boa demais… Cuidado com aquele convite, pois parece bom demais… Cuidado com aquele contrato, pois parece bom demais… Existe o dia seguinte. Cuidado com aquele discurso, pois parece bom demais para não ignorar os interesses envolvidos… Cuidado com as aparências.
Lembra também um pouco a fábula “O cão de raça e o vira-lata”, registrada e popularizada pelo La Fontaine (se não me engano). O vira-lata vivia nas ruas e tinha pouca comida, mas, pelo menos, era livre. A gaiola é bonita, mas uma gaiola é uma gaiola e o detalhe importante para você foi o enfeite… na grade?

Entre vários motivos para explicar o porque as ideias da escola de pensamento político socialista tiveram melhor recepção na Europa do que nos Estados Unidos, um dos motivos mais interessantes apontados é que o trabalhador “de chão de fábrica” estadunidense não se sentia próximo de seu irmão europeu quanto ao seu fado. Seu pai era estivador e ele era um estivador, mas ele podia torna-se dono de uma frota de navios pesqueiros. Ele podia acreditar nisso, ele acreditava nisso. Na Europa o trabalhador tinha mais dificuldade de sonhar assim. E o Brasil? Num país liberal e pobre, o trabalhador humilde tem um destino aberto? Me parece que estamos mais próximos da Europa nesse sentido. E a nossa gaiola nem chega a ser bonita, dada a falta de trilhos de trem, portos, educação pública de qualidade, cobertura de rede de esgoto… É angustiante não poder discutir o papel do Estado diante de um cidadão livre, porque estamos discutindo como em 2021 uma estrada asfaltada é destruída na primeira chuva forte que ela enfrenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva e participe!